A Fundação Banco do Brasil e a Petrobras (por meio do Programa Petrobras Fome Zero), em parceria com o Instituto Paulo Freire, desenvolveram, no Projeto Memória 2005, a possibilidade de acesso de brasileiros e brasileiras à trajetória de mais um ilustre compatriota.
Paulo Freire dedicou-se à causa das classes oprimidas, especialmente por meio da alfabetização, concebendo-a e aplicando-a como instrumento de conscientização e libertação.
Este livro fotobiográfico, que será distribuído para seis mil bibliotecas de todo o país, é resultado de um intenso e amplo trabalho de pesquisa coletiva, que buscou nos textos, documentos, ilustrações e testemunhos, os episódios mais relevantes da vida e da obra desse grande nordestino, cidadão do mundo.
Esta homenagem a Paulo Freire é a expressão de um compromisso com a justiça, a democracia e a humanização. Para a Fundação Banco do Brasil, a Petrobras e o Instituto Paulo Freire, é, além disso, uma oportunidade para registrar e divulgar um legado expressivo de nossa cultura, na perspectiva de estimular outros brasileiros a escrever páginas importantes de nossa história.