O estado do Rio de Janeiro marca presença com seis finalistas na 10ª edição do Campus Mobile. Os jovens fluminenses são responsáveis pela criação de quatro dos 18 projetos selecionados para a etapa final do concurso de inovação e empreendedorismo, realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC). A iniciativa tem patrocínio do Instituto Claro e apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), que busca estimular os estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população.
Dos quatro projetos finalistas, um concorre na categoria Educação e os outros três na categoria Games, sendo que esta última será disputada somente entre cariocas.
Entre os projetos de Educação, o estado é representado por Amanda Faria Galvão de Oliveira, estudante da Universidade Federal de Juiz de Fora, que desenvolveu, em parceria com o mineiro Vitor Giudice Batista de Araujo Porto, um aplicativo formatado para conectar estudantes de línguas estrangeiras que desejam aprimorar o conhecimento do idioma e treinar conversação.
Na categoria Games, os projetos envolvem temas como finanças, linguagem de Libras e história. Os estudantes Beatriz Figueiredo Alves, Jansen Cersosimo Moreira e Rafael Paladini Meirelles, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, criaram o “Patrono”, um jogo infanto-juvenil que tem o objetivo de introduzir jovens e crianças no mundo das finanças.
Contribuindo para a disseminação da linguagem de Libras entre a população, a solução formatada por Silvania Maria Ramos Mendes, da Universidade Estácio de Sá, é o “Libras e Letramento”, um jogo educacional que auxilia no ensino e aprendizagem de Libras, com foco em alunos do Ensino Fundamental 1.
Já o participante João Pedro Vital Brasil Wieland, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolveu o “Urbonauta”, um jogo de exploração do espaço urbano, em que os jogadores devem solucionar charadas espalhadas pelos patrimônios histórico-culturais da cidade do Rio de Janeiro, proporcionando uma experiência lúdica e divertida de aprendizado.
Nesta etapa, os finalistas com os projetos mais bem-avaliados em cada uma das seis categorias participantes (Diversidade, Educação, Games, Saúde, Smart Cities e Smart Farms) são premiados com uma viagem de imersão no Vale do Silício, na Califórnia, para aprofundar seus conhecimentos em tecnologia, além de valor em dinheiro.
Sobre o Campus Mobile
O Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população.
Fonte: InPress Porter Novelli