Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Macacos, o sargento Geison da Costa Pinheiro morreu após ser baleado durante incursão no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, na manhã desta quinta-feira, dia 28 de junho.
Atingido na cabeça, o PM ainda foi socorrido e levado para o Hospital Federal do Andaraí, mas não resistiu ao ferimento.
Pouco depois, na Baixada Fluminense, outro policial militar foi baleado durante serviço. Lotado no Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 39° BPM (Belford Roxo), o cabo Charles foi atingido dentro do blindado quando chegava na Favela Gogó da Ema, no bairro Jardim Bom Pastor, para verificar denúncia de roubo de carga em andamento. O policial, lotado no 39°BPM (Belford Roxo) foi atingido e está consciente e estabilizado. Ele recebeu os primeiros atendimentos no Hospital Municipal de Belford Roxo e em seguida foi transferido para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, onde segue sendo atendido. A equipe médica está avaliando se há necessidade de cirurgia.
Em 28 dias, junho tem 26 policiais baleados - 9 não resistiram. De janeiro a hoje, são 64 policiais assassinados no Estado do Rio.