Mais de 5 mil homens das Forças Armadas e polícias realizam operação no Chapadão e na Pedreira
Um total de 5.400 militares das Forças Armadas, 80 policiais militares e 100 policiais civis realizam na manhã desta quinta-feira (28) uma operação deflagrada pelo Comando Conjunto, em apoio à Secretaria de Estado de Segurança, nas comunidades do Chapadão e da Pedreira, Zona Norte do Rio de Janeiro.
A ação envolve cerco, estabilização dinâmica da área e desobstrução de vias. São realizadas revistas de pessoas e de veículos e conta com o apoio de meios blindados, aeronaves e equipamentos de engenharia.
A Polícia Militar coopera com a estabilização da área e bloqueia algumas vias das comunidades.
A Polícia Civil realiza a checagem de antecedentes criminais e cumpre mandados judiciais, condicionada às restrições constitucionais à inviolabilidade do lar.
Por terra e pelo ar estão sendo distribuídos folhetos contendo orientações sobre como colaborar anonimamente com informações úteis e também sobre como acessar a Ouvidoria da Intervenção.
As pessoas direta e indiretamente beneficiadas por esta operação compreendem não apenas os moradores das comunidades nas quais ela se desenvolve, mas também os cidadãos que residem, trabalham ou transitam pelos bairros vizinhos, totalizando cerca de 1.260.000 pessoas.
Esta operação foi deflagrada no contexto das medidas implementadas pela Intervenção Federal na Segurança Pública.