A cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, irá comemorar o feriado do Dia da Consciência Negra com muita festa. Neste sábado (17), a 6ª Feira da Cultura Afro Brasileira irá celebrar o dia nacionalmente lembrado em 20 de novembro. O evento contará com uma programação temática, no Palácio de Cristal, que faz parte do calendário oficial do município. A feira é uma realização do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade racial (COMPIR), com o apoio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes e TurisPetro.
O evento começará às 10h e estará repleto de opções, entre elas a exposição de artesanato, destacando o trabalho de artistas locais. Porém, a abertura oficial do evento que celebra Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, será às 17h. No sábado, os visitantes também poderão apreciar espetáculos teatrais, oficinas, apresentações musicais, coral, bloco carnavalesco, roda de capoeira, batalha de rap e passinho, entregas de moções, e muito mais.
Um dia para ser lembrado
O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no Brasil, é comemorado todo dia 20 de novembro. Sua criação se deu no ano de 2003 como efeméride incluída no calendário escolar, mas só foi oficialmente instituído, em âmbito nacional, após a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.
Alguns municípios não instituíram a data em seus calendários, enquanto outras cidades decretaram o dia como feriado. Cerca de mil cidades, em todo o país, comemoram o dia além dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Já para estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.
O feriado foi instituído com o intuito de buscar uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. O dia 20 de novembro foi escolhido como a data para essa comemoração por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1965. Líder do Quilombo de Palmares, ele lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.
Foi popularmente chamado de Zumbi dos Palmares, e foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, localizado no atual estado de Alagoas, durante o período colonial. Era filho de africanos escravizados e nasceu nesse quilombo, mas foi educado por um sacerdote fora do seu local de nascimento, retornando depois ao quilombo.
Sua luta foi para que colonizadores não destruíssem o quilombo, considerado um perigo naquela época. Aos 40 anos de idade, Zumbi foi assassinado, em 1695, pelo capitão Furtado de Mendonça, a mando de Domingos Jorge Velho. O líder foi decapitado e sua cabeça levada para a cidade de Recife onde ficou exposta em praça pública.
Vale ressaltar a importância dessa data na construção da sociedade brasileira.O dia da consciência negra foi instituído com o propósito de ressaltar o sofrimento dos negros, desde a colonização do Brasil, das suas lutas e também das suas conquistas. Também carrega a missão de homenagear àqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus principais feitos.
Além disso, busca uma maior percepção sobre o reconhecimento dos descendentes africanos na construção da sociedade brasileira.