Os reflexos da crise econômica e o aumento da concorrência de aplicativos de carona provocam efeitos destrutivos na vida de motoristas de táxi. Casos de depressão emocional e desagregação familiar são comuns entre os profissionais. Para superar as condições negativas, um grupo de taxistas promoveu a palestra “Aumentando a Produtividade Através do Coaching”, do especialista em Programação Neurolinguística Gílson Mello, na noite de 26 de junho.
A iniciativa partiu dos taxistas Ubiratan Melo e Carlos Soares, com o apoio do Clube Imperial. Ubiratan explica que foi motivado a realizar o evento depois de perceber que os motoristas vivem reclamando de problemas e enfrentando crises emocionais, familiares e profissionais sem solução aparente:
“Na verdade, o problema do motorista de táxi é profissional. Reclamar de concorrência e do baixo número de passageiros não faz dinheiro. Não faz o taxista sair da situação. Por isso, buscamos novos caminhos”, disse.
Coaching para taxistas
E o caminho escolhido foi a programação neurolinguística. Ubiratan conseguiu uma cortesia do Master Gílson Mello, que concordou em dar uma palestra gratuita para a categoria. Mello é CEO (sigla em inglês – diretor executivo) da empresa Americas Coaching e fundador da Escola de Inteligência Financeira. Ele explica que o coaching é um treinamento com base científica e foco nas emoções:
“Ensinamos as pessoas a controlar os seus estados emocionais. Se você está bem emocionalmente tudo na sua vida vai começar a ficar bem. Fica bem no casamento, fica bem com seus filhos, fica bem na profissão, etc.”, disse.
Outra técnica ensinada por Gílson é manter o foco na solução dos problemas em vez de procurar desculpas e proferir reclamações:
“Diante de uma dificuldade, o que você vai fazer? Vai ficar parado, sem fazer dinheiro? Vai reclamar e reclamar? A tua reclamação não muda tua vida. As tuas ações, sim”, disse Gílson.
Treinamento em coaching
O Master em coaching explica que o treinamento consiste em estratégias emocionais usadas para a superação dos desafios diários de cada um. Segundo Gílson afirma, ele mesmo venceu a depressão e problemas financeiros após entrar em contato com essas técnicas:
“Treinamentos em coaching e programação neurolinguística tem mudado a vida de pessoas, como mudou a minha há quatro anos. Eu estava cheio de dívidas. As coisas começaram a mudar para mim depois que conheci as técnicas”, disse.
Ubiratan revela que pretende organizar outros eventos semelhantes para os taxistas. O taxista acredita que uma mudança de foco será capaz de reverter as condições emocionais da categoria.