Na madrugada deste sábado (17), um idoso de 90 anos morreu num incêndio no bairro do Grajaú, Zona Norte carioca. Nelson Furtado estava com uma cuidadora no apartamento 303, prédio N° 174, na Avenida Júlio Furtado. Quando percebeu o fogo, a mulher foi pedir ajuda, mas quando voltou encontrou Nelson caído no chão e já morto.
Segundo os bombeiros, o socorro foi solicitado às 4:33m e finalizado às 6:18m. Os técnicos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) chegaram ao local por volta das 9h para realizar a perícia. O imóvel foi parcialmente destruído pelas chamas. Mais duas unidades também foram atingidas pelo fogo. Até o momento, as causas do incêndio ainda não foram descobertas.
Nicinha Carvalho, presidente da Associação de Moradores do Grajaú, foi uma das primeiras pessoas a chegar ao local para ajudar. De acordo com ela, seu marido fechou as portas "corta-fogo" antes da chegada dos bombeiros. "Durante a madrugada nós ouvimos um pessoal gritando e pedindo ajuda. A princípio, pensamos que era brincadeira de jovens, mas quando os pedidos de socorro aumentaram, percebemos o fogo aqui do meu prédio. Quando chegamos, já havia alguns moradores do lado de fora, mas ninguém tinha chamado os bombeiros. Houve demora no atendimento. Foi aí, que meu marido subiu e só conseguiu fechar as portas, pois a fumaça tinha tomado todo o andar", relatou.
Nicinha também contou que Nelson, apesar de ter uma cuidadora, ainda conseguia andar e era bem conhecido pelo Grajaú. Provavelmente, a sua morte tenha sido provocada por inalação de fumaça.