TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Rio Cup Futebol 7 de Base promove suas finais neste domingo

Premiação vai levar as crianças para novos desafios no esporte

Por Rosaria Farage em 17/11/2018 às 23:23:40

Meninos da base já sonham com o profissional. Foto: Divulgação

Durante três dias, a RIO CUP Futebol 7 de Base foi palco de um grande espetáculo. Foram 48 equipes competindo para chegar a maior premiação do Brasil na modalidade. Neste domingo (18), conheceremos os grandes campeões. São quatro da série ouro e quatro da série prata, que terão passaporte livre para a maior competição infantil da América Latina, a Go Cup, em Aparecida de Goiânia.

Um espaço de muitas histórias que vão além do esporte. A luta diária daqueles que sonham com um futuro no futebol. O apoio incondicional dos pais, mesmo diante de tantas dificuldades. A percepção e foco dos professores de escolinhas, clubes e projetos de alto rendimento.

"Trabalhamos com cerca de 90 crianças na Grau 10. Utilizamos o espaço do Clube dos Securitários, no Engenho de Dentro, com todo o apoio do presidente, Adolfo Lima. Lá existe um trabalho social também. Tem criança que não pode pagar", conta Carlinhos 10, responsável pelo projeto. O professor inscreveu cinco equipes na competição, nas categorias Sub 8, Sub 9, Sub 10 e Sub 11, ou seja, ele está em todas.

Carlinhos, inclusive, faz um trabalho diferenciado no futebol infantil. Ele também aceita meninas nas suas turmas e elas se misturam. A mais famosa atualmente chama-se Julia Rosado e tem apenas 8 anos de idade. Conhecida como Jujugol, a pequena atleta se tornou uma estrela na companhia. Boa de bola e cheia de personalidade, recebeu o apoio dele para se federar e ter direito a disputar os campeonatos de Fut7 jogando com os meninos.

Sonho de ser profissional começa nas competições da base


Wellington e Claudia, pais da Juju, são parte fundamental neste processo também. Acompanham a filha em treinos, jogos e competições, onde quer que seja. A filha é atacante, artilheira e além do Grau 10, joga no PSG Elite. Inclusive tem assessoria de imprensa, a mesma do jogador Fred do Cruzeiro, e uma conta no Instagram, com mais de 11 mil seguidores ativos. Número que aumenta a cada entrevista dela para alguma emissora de televisão. Globo, Fox, ESPN, Record e até TV Brasil já gravaram com a camisa 7.

Neste torneio, realizado pela JMK Sport, tem outras meninas também. E a repórter Marilia Arrigoni, da TV Brasil, passou uma manhã inteira no Espaço Chute Certo, na Barra da Tijuca, ouvindo as pequenas jogadoras, suas famílias e seus instrutores, para uma reportagem especial sobre futebol feminino. Vai ao ar nos programas Esportvisão e No Mundo da Bola.

A jornalista também se interessou pela história de Thaissan Passos, ex-atleta que ganhou visibilidade por meio de um projeto esportivo na Baixada Fluminense. Lá em Duque de Caxias, a atual instrutora comanda duas escolas de futebol, a T18 para meninos e o Daminhas da Bola, para meninas. Mas em 2019, ela estará à frente de um desafio ainda maior. Thaissan assinou contrato este ano com o Fluminense para comandar o futebol feminino do clube e já iniciou as peneiras.

"Na semana passada, tinha mais de mil inscritas. Fizemos uma seletiva com 400 meninas, que vão do Sub 13 ao profissional. Queremos limitar a idade em 25 anos. Ainda preferimos abrir mão do alojamento para cerca de 30 delas e usar a verba para remunerar as atletas. Uma ajuda de custo que faz a diferença para quem aposta no sonho de jogar futebol. Na semana que vem teremos mais peneiras. E é uma loucura. A sede do clube ficou lotada das garotas e responsáveis. Em três horas de peneira, a lojinha do Flu vendeu mais de seis mil", disse Thaissan.

Prova de que não é só futebol. É paixão, sonho, envolvimento, luta, superação, grana para bancar, sonho de ganhar algum, de mudar de vida e realizar. E pensar que tudo começa com uma brincadeira de criança, porque no começo o pensamento é só jogar bola.


POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.