O Instituto Juntos Pelo Bem (@institutojuntospelo bem e www.juntospelobem.org), que completa um ano de funcionamento em maio, com atendimentos psicológico, odontológico e reforço escolar, além de implantação de esportes em 17 comunidades carentes, lança o projeto "Horta do Bem" para a conscientização sobre a necessidade de cuidar do Meio Ambiente e a importância da horta em tempos de dificuldades econômicas.
"A Horta do Bem começará nesta quarta-feira ( 11), no Engenho de Dentro, zona norte do Rio. A proposta é de conscientização ambiental e o que pode ser extraído dele para nossa saúde sem agredir a natureza. Este projeto atende uma demanda dos responsáveis pelos estudantes sobre a dúvida da alimentação saudável. A ideia é expandir para as comunidades que atendemos com práticas esportivas e mostrar o quanto uma horta bem cuidada pode impactar no bolso em tempos de produtos básicos caríssimos. A Horta do Bem é um princípio para a educação financeira", diz Samantha Vieira, presidente do instituto.
A educação ambiental tornou-se uma prática necessária para fortalecer as relações Homem e Ambiente. A educação está em constante transformação, desenvolvendo ações que possam sensibilizar e motivar os estudantes a diversos conhecimentos.
"A resposta no estudo melhora, consideravelmente, quando colocamos em prática a teoria aplicada em sala de aula. A prática da horta vai além da Educação. Um dos objetivos da criação é poder levar comida saudável para a mesa dos nossos alunos e chegar ao consenso para implantação de hortas nas comunidades", diz Deborah Carballo, professora e coordenadora pedagógica.
A Horta será utilizada como recurso pedagógico. A metodologia interdisciplina que resulta no diálogo entre as matérias do currículo escolar.