TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Mostra de cinema africano estreia no Dia da Consciência Negra na Caixa Cultural Rio

"África(s): Cinema, Memória e Construção" conta mais mais de 42 filmes de diversos países

Por Gabriel Gontijo em 20/11/2018 às 19:53:27

Foto: Reprodução/Facebook

A Caixa Cultural Rio recebe nesta quarta-feira (20) a mostra "África(s): Cinema, Memória e Construção", que conta com a exibição de 42 filmes africanos de diferentes épocas, de 1968 a 2017. A programação conta com a curadoria da professora e pesquisadora Lúcia Ramos Monteiro. O público pode conferir diferentes curtas, médias e longas-metragens de inúmeros países.

O lançamento da mostra acontece justamente no Dia da Consciência Negra para chamar a atenção do cinema africano, pouco difundido no mundo. A pesquisadora contou ao "Portal Eu, Rio!" que a sétima arte da África é muito variado, embora seja pouco distribuído no Brasil. Mas Lúcia afirmou que espera uma melhor difusão do cinema africano, mesmo com o domínio do mercado norte-americano e europeu. Para isso, a professora cita a internet como alternativa, mas citou que é necessários ter uma mudança de mentalidade.

"Apesar do serviço de streaming oferecer poucos filmes da África, essa mostra não aconteceria se não existisse a internet. Porque, por exemplo, se não fosse por essa ferramenta seria impossível fazer o transporte das películas, pois esse fluxo não é o mais rápido. Então a internet agiliza muito isso e barateia essa custo. Existe um mundo inteiro na internet, no YouTube, mas muitos têm a tendência de entrarem no Netflix e baixarem uma série americana ao invés de procurarem uma produção da Guiné-Bissau nos anos 80. Ou seja, esse problema do circuito comercial de cinema no Brasil também existe no streaming", afirmou Lúcia.

Um dos 42 filmes que chama a atenção na mostra é "Comboio de Sal e Açúcar", feito em 2016 por um brasileiro, de Licínio Azevedo, mas que é radicado em Moçambique. Para Lúcia, a obra mostra a importância do intercâmbio cultural entre um país africano de mesmo idioma que o Brasil. Ela também comentou que esse exemplo mostra as semelhanças históricas e os "elos ligados entre os países, além das contradições existentes que a gente conhece".

A mostra "África(s): Cinema, Memória e Construção" vai até o dia 2 de dezembro na Caixa Cultural Rio de Janeiro, que fica na Avenida Almirante Barroso, 25, no Centro, próximo ao Largo da Carioca. Os ingressos estão a R$ 6 a inteira (R$ 3 a meia). A programação pode ser conferida de terça a domingo das 13 às 20 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3980-3815.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.