TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Agências do INSS da Baixada correm o risco de fechar por falta de funcionários

Contrato temporário dos militares que trabalham nas unidades terminam no próximo dia 30

Por Anderson Madeira em 20/05/2022 às 17:45:33

Foto: Divulgação

As sete agências do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) que funcionam nos municípios da Baixada Fluminense correm o risco de fechar no final deste mês por falta de funcionários. Isso porque o contrato temporário dos militares que trabalham nas unidades desde 2020 para zerar a fila de atendimentos termina no próximo dia 30. Assim, aposentados, pensionistas e pessoas que vão ao órgão em busca de benefícios, como o auxílio-doença, por exemplo, não poderão ser atendidas.

A advogada Roberta Torno esteve essa semana em uma agência do INSS na cidade de Belford Roxo e soube do problema. “Eu fui dar entrada na aposentadoria por idade do meu tio. O que o diretor do INSS passou é que não terá funcionário e por esse motivo não haverá como atender a população devido à demanda, que é muito grande. Eu acredito que em torno de cinquenta pessoas por dia são atendidas no posto de Belford Roxo. Fechando sete agências da Baixada, o transtorno gerado vai ser enorme, principalmente para os serviços que já foram agendados e terão que ser remarcados”, conta Roberta, que vai ainda na agência acompanhar o andamento dos processos administrativos dos seus clientes e o cumprimento de exigências.

Procurado pela reportagem do Portal Eu, Rio!, o INSS respondeu, através de assessoria, que não haverá fechamento de agências no estado do Rio de Janeiro. Nas unidades que possuem atuação de militares, ou servidores aposentados, haverá remanejamento do corpo funcional para que o atendimento ao cidadão não seja prejudicado.

No começo de 2020, o governo federal contratou temporariamente sete mil militares da reserva para atuar na crise da fila de novos pedidos de aposentadorias, que na época estava em quase dois milhões de pessoas, além de 3,8 milhões de beneficiários que precisavam de comprovar a inexistência de irregularidades em seus benefícios. O governo estava com um déficit de 13,5 mil servidores para atender o público.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.