Considerado o "pai" dos festivais e prestes a completar 50 anos de sua primeira edição que aconteceu em agosto de 1969 em uma fazenda em Bethel no estado de Nova York nos Estados Unidos, o lendário festival de Woodstock pode estar prestes a voltar. Michael Lang, co-criador do evento, fez coro com os rumores que indicam que ele possa acontecer em 2019, justamente quando ele completará meio século.
Ele vem falando disso desde 2016, mas em uma entrevista recente ao "Poughkeepsie Journal" parece que as coisas tem ficado mais sérias.
"Nós temos planos definidos. Estou animado. Estou mesmo. Não tem nada fechado ainda, mas está muito perto. Um anúncio oficial será feito em breve", revelou.
Paz e amor, bicho
Marco da contracultura, Woodstock aconteceu bem no auge da era hippie e reuniu um público expressivo de 400 mil pessoas, sendo que pacata Bethel possuía apenas 2.366 habitantes na época, que acamparam e viveram no clima de "paz e amor" durante os dias 15, 16 e 17 de agosto de 1969. Entre as atrações lendas como Jimi Hendrix e Janis Joplin, além de Joe Cocker e outros 29 artistas fizeram shows antológicos que ficaram marcados na história, sendo lembrado como um dos grandes momentos do século XX.
Além do festival original Woodstock teve uma versão em 1994 na cidade de Saugerties e uma outra em 1999 em Rome, essa em comemoração dos 30 anos do original e que ficou marcada negativamente por atos de violência e desordem.
De acordo com Lang, a ideia é resgatar a pegada "paz e amor" da versão original do festival, além de manter temas ainda muito atuais como sustentabilidade e questões sociais. "Esperamos inspirar as pessoas a se expressar e se envolver e ir votar para nos ajudar a salvar o planeta. Estamos com problemas e parece que fomos trazidos de volta no tempo de várias maneiras. É estranho como muitas coisas são semelhantes ao que era no final dos anos 60. Lições que pensamos que aprendemos parecem estar voltando, como se não tivessem sido aprendidas. O progresso que aprendemos na justiça social parece estar retrocedendo", discursou.
Ainda não foram revelados maiores detalhes como possível line-up ou se será novamente em Bethel.