Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mudança forte na Região NE

30% dos brasileiros começaram ou intensificaram trabalho em casa na pandemia

Home office foi a atividade mais citada entre os entrevistados


Foto: Divulgação

A pandemia fez com que 30% da população economicamente ativa passasse a trabalhar de casa ou aumentasse o uso de seus lares para atividades profissionais. O home office foi a atividade mais citada, mas também apareceram com destaque cozinhar ou produzir produtos para venda.

A constatação foi feita em pesquisa de opinião inédita, encomendada pelo Loft Analytics, núcleo da plataforma imobiliária que dissemina análises sobre o mercado imobiliário para a sociedade. Para o levantamento, chamado "O que mudou nos lares brasileiros em 2 anos de pandemia", foram ouvidas 1.500 pessoas, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, num painel representativo da população adulta do país, conduzido pela Offerwise (empresa líder no segmento de insights na América Latina). Ao todo, 23% dos entrevistados que trabalham afirmaram ter passado a trabalhar remotamente na pandemia; e outros 7% disseram ter aumentado a frequência no período.

A mudança de hábito foi mais forte no Nordeste (38% começaram ou aumentaram o uso do lar para trabalho) e menos forte no Norte (19%). Das atividades para gerar renda que passaram a ser feitas em casa, o home office foi o mais citado (28%); seguido de cozinhar para vender (12%); venda de roupas/acessórios (12%); e realização de bazares e brechós (9%).

Atualmente, 26% dos brasileiros afirmaram que trabalham de forma híbrida; 14% apenas remotamente; e 60% de forma totalmente presencial. Enquanto 45% da classe A trabalha apenas presencialmente, o percentual para as classes C e D/E é de 63% e 64%, respectivamente

"A pesquisa confirma que a partir da pandemia boa parte dos brasileiros adicionou ou intensificou atividades profissionais e de renda no espaço do lar", afirma o Diretor de Comunicação da Loft, Ricardo Kauffman. "Entendemos que esta seja uma tendência que veio para ficar, e vai influenciar a oferta de imóveis sobretudo nas grandes cidades."

Além de gerar renda para si, 19% dos brasileiros que trabalham em casa contam com a mão de obra de empregados para auxílio nas atividades que exercem, seja eventualmente ou em tempo integral. E dos brasileiros que exercem algum trabalho em casa, 35% contam com um cômodo exclusivo dentro da casa. Outros 26% utilizam um cômodo compartilhado.

Conheça mais detalhes nos gráficos abaixo:



Home Office pesquisa Loft trabalho casa pandemia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!