A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, nesta quarta (21), um balanço sobre a Operação Proclamação da República e Consciência Negra no Rio de Janeiro. A Operação teve como foco fiscalizações de excesso de velocidade, embriaguez ao volante, acidentes e ultrapassagens irregulares.
Segundo a PRF, durante o feriado, ocorreram 93 acidentes com 98 feridos e 6 mortos. Os policiais realizaram ao todo 3.871 autuações, sendo 223 pelo condutor do veículo estar sem o cinto, 127 pelo passageiro estar sem cinto, 19 por crianças que foram encontradas fora da cadeirinha e 825 por ultrapassagens proibidas.
Nas autuações por embriaguez ao volante, a Operação Lei Seca realizou 2.416 testes com 41 autuações e a apreensão de 50 Carteiras de Motorista, 126 documentos CRLVs. Cerca de 14 veículos foram rebocados por documentação irregular, IPVA atrasado ou péssimo estado de conservação.
A PRF reforçou, também, a fiscalização de motociclistas, tendo como objetivo coibir a ocorrência de acidentes, o não uso do capacete e de equipamentos obrigatórios de trânsito.
Além do patrulhamento ostensivo das rodovias, a PRF também promoveu ações educativas, buscando conscientizar motoristas e passageiros de seus papéis na construção de um trânsito mais seguro. Alguns postos da PRF convidaram motoristas flagrados em desacordo com as regras de trânsito para assistir a vídeos que mostravam a consequência de condutas inadequadas ao trânsito. O condutor pôde, assim, aprender novos hábitos e refletir sobre suas atitudes no trânsito.