TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Luciano Bandeira é eleito presidente da OAB-RJ

Em Niterói Claudio Vianna vence a disputa e Eilano Enzo é reeleito em São Gonçalo

Por Andrew Miranda em 22/11/2018 às 01:57:48

Luciano Bandeira foi eleito com 30.992 votos. Foto: Divulgação

O advogado Luciano Bandeira, de 48 anos, da Chapa 1 (OAB forte e unida), foi eleito na noite desta quarta-feira (21) o novo presidente da OAB-RJ, para mandato de três anos, que será iniciado em janeiro de 2019. Com 100% das urnas apuradas em todas as subseções do estado, ele teve 30.992 votos, enquanto o segundo colocado, Luciano Viveiros de Paula, da Chapa 3 (OAB para você), teve 8.640 votos. Com 24 anos de profissão, é presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-RJ, setor cuja função é garantir que a categoria exerça livremente a profissão.

Ele teve o apoio do atual presidente, Felipe Santa Cruz."Assumiremos um compromisso com você, com responsabilidade, para construir um futuro melhor para a nossa categoria. Já conquistamos muitos benefícios e queremos mais. Juntos, faremos uma OAB livre, colocaremos a advocacia em destaque no estado e lutaremos pelo direito de nossa categoria, sempre respeitando a Constituição e a democracia", afirmou o presidente eleito da OAB fluminense.

Em seguida, na disputa ficaram: Roque Z. Roberto Vieira, da Chapa 2 (Chapa Lava-Jato), com 5.279 votos; em quarto, Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues, da Chapa 5 (Por uma OAB atuante) , com 4.982; Fernando Orotavo Lopes da Silva Neto, da Chapa 4 (A OAB que eu quero), com 4.086; e Rodrigo Salgado Martins, da Chapa 6 (OAB para Todos 2018), com 2.168. Votos brancos somaram 1.508 e nulos, 2.764.

Em setembro, a Comissão de Prerrogativas da OAB-RJ defendeu a advogada Valéria dos Santos, algemada por policiais militares após a ordem de uma juíza durante uma sessão no Fórum de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Bandeira presidiu, em 2006, a subseção da Barra da Tijuca, a segunda maior do RJ, atrás apenas de Niterói. Em 2013, tornou-se diretor da OAB, sendo responsável pela tesouraria. Advogado há 24 anos, formou-se pela PUC-Rio com especialização em Direito Processual (MBA) pelo IBMEC-RJ.

Em Niterói, Cláudio Vianna é eleito

Cláudio Vianna, 49 anos, foi eleito presidente da OAB-Niterói com 1.582 votos, enquanto o segundo colocado, Pedro Gomes, teve 906. Seguido de Carlos Alberto Almeida, com 783; Augusto Nunes, 711; Ivan Gonçalves, 702. Os votos nulos somaram 288 e os em branco 222. Advogado cível e trabalhista, formado pela Universidade Gama Filho, é professor de Direito Processual Civil, já foi diretor-tesoureiro da 16ª Subseção, é membro da AFAT - Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas, e fundador da AFACC - Associação Fluminense de Advogados Civilistas e Criminalistas.

Compõem a diretoria eleita Elio Ferreira (vice-presidente); Ralph de Andrade (tesoureiro); Eni Cezar (secretária geral) e Helga Mansur (secretária adjunta). "Passadas as eleições, pretendo agora unir todas as chapas que concorreram em prol de uma advocacia só", disse o presidente eleito, agradecendo ao atual presidente Antônio José Barbosa, pela isenção na campanha eleitoral.

Durante a campanha, Vianna prometeu cobrar celeridade nos processos para o pleno funcionamento do estado democrático de direito. Segundo ele, falta pessoal e gestão para dar conta da tramitação de mais de 675 mil processos distribuídos em suas varas e juizados especiais. Garantiu ainda continuar os cursos da Escola Superior de Advocacia; o suporte digital aos profissionais idosos; a manutenção e ampliação do Centro Médico da Caarj, em Niterói.

Eliano Enzo é reeleito em São Gonçalo

O atual presidente da OAB-São Gonçalo foi o primeiro presidente da subseção reeleito para o mandato. Representante do Grupo Colmeia, teve 783 votos, contra os 422 da segunda colocada, Andreia Tinoco, da Chapa Todos pela Ordem - Prerrogativas Já.

"Fico grato por mais uma vitória nas urnas, isso é fruto de muito trabalho de todos que participaram da nossa gestão. Na eleição passada tivemos a certeza que a advocacia votou por mudanças, hoje nos alegramos porque nosso trabalhos terá continuidade. A chapa Colmeia mais uma vez fazendo história ao lado dos advogados gonçalenses. A vitória é da advocacia", comemorou Eliano Enzo.

Integrarão a diretoria executiva: Andreia Pereira, (vice-presidente), Jair Lessa (tesoureiro), Glória Lessa (diretora-geral) e Alessandra Barroso (diretora-adjunta).

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.