O pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria eleito no primeiro turno se as eleições fossem hoje, conforme levantamento feito pelo Instituto FSB Pesquisa. O petista soma 46% das intenções de voto, contra 32% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PDT) tem 9%; seguido de Simone Tebet (MDB), com 2% e André Janones (Avante), 1%. Felipe D’Ávila (Novo), José Maria Eymael (Democracia Cristã), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Luciano Bivar (União Brasil) e Leonardo Péricles (Unidade Popular) somam 1%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-03196/2022.
Esse é o resultado da pesquisa estimulada, quando os entrevistados escolhem um nome de uma lista apresentada pelo pesquisador. Bolsonaro, Ciro, Simone e os demais pré-candidatos somam 45%. Ainda de acordo com a sondagem, 5% dos entrevistados responderam que não votariam em nenhum dos pré-candidatos; 2% em branco ou nulo e 1% não soube responder.
O último levantamento mostra um novo crescimento de Lula. Em março, ele tinha 43% contra 29% de Bolsonaro. Em abril, 41%, contra 32% do atual presidente. E agora, disparou para 46%, enquanto Bolsonaro estagnou.
Em outro cenário, considerando o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) na disputa, Lula teria 41%; seguido de Bolsonaro, com 31%; Ciro Gomes, com 13%; Leite, 3%; Simone Tebet e André Janones, 2% cada um. Eleitores que responderam não votar em ninguém somam 5%; enquanto 2%, votariam em branco ou nulo e 2% não souberam ou não quiseram responder.
Em outro cenário, que inclui o ex-governador Tasso Jereissatti (PSDB), Lula tem 44%; Bolsonaro, 32%; Ciro, 10%; Tebet, 3%; André Janones e Jereissati, 1% cada. Dos entrevistados, 6% declararam que não votariam em nenhum; 2% em branco e nulo e 1% não soube ou não quis responder.
O FSB ainda fez outros cenários, com apenas um nome representando a chamada terceira via. No primeiro, Lula tem 47%; Bolsonaro, 34% e Ciro, 13%. Não votariam em ninguém, 4%; em branco e nulo, 2% e 1% não soube ou não quis responder. No segundo cenário, o petista tem 50%, o presidente, 34% e Leite, 8%. Nenhum dos pré-candidatos, 5%; em branco e nulo, 1% e não soube ou não quis responder, 1%. Em outro cenário, Lula, tem 50%; Bolsonaro, 35% e Tebet, 8%. Nenhum dos candidatos; 5%; em branco e nulo, 1% e 1% não soube ou não quis responder. No último cenário, Lula tem 51%, Bolsonaro, 34% e Jereissati, 5%. Em nenhum, 6%; branco e nulo, 2% e 1% não soube ou não quis responder.
Simulação de segundo turno
Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o primeiro teria 54% e o segundo, 35%; enquanto 6% disseram não votar em nenhum; 4% em branco e nulo e 1% não soube ou não quis responder. Entre Lula e Ciro, o petista teria 49% e o pedetista, 27%. Não votariam em nenhum, 23% e brancos e nulos somariam 1%.
Já na pesquisa espontânea, quando os entrevistados citaram os nomes dos seus candidatos, Lula teria 41%, Bolsonaro, 29%, Ciro, 3%, Felipe D’Ávila e Tebet, 1% cada e os demais somariam 2%. Em nenhum, 6%, brancos e nulos, 3% e não souberam ou não quiseram responder, 13%.
O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 29 deste mês. Foram entrevistados dois mil eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.