Nesta terça-feira (7), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou a concessão do título de Benemérito do Rio de Janeiro ao técnico de futebol Joel Santana. Joel recebeu a homenagem a partir de proposta do deputado estadual Max Lemos (PROS), que está em seu primeiro mandato. Lemos é ex-secretário de Obras e Infraestrutura do Governo do Estado (2021-2022) e ex-prefeito de Queimados (2009-2016), na Região Metropolitana do Rio.
"As conquistas, sua grande identificação com os torcedores e o trabalho que vem desenvolvendo em favor do Futebol, esporte que é a grande paixão de todos os brasileiros, tornam Joel Santana merecedor do Título Benemérito", justificou Lemos, na apresentação do projeto aos colegas parlamentares, em maio.
Conhecido como 'Papai Joel' e 'Rei do Rio', o técnico, 73 anos, passou pelos quatro grandes do Rio e foi campeão carioca em todos, somando sete troféus estaduais. Ainda assumiu o Vasco na semana da final da Copa Mercosul (2000), vencida pelo Cruzmaltino numa histórica virada contra o Palmeiras: dos 3 a 0 no primeiro tempo aos 4 a 3 após o tempo regulamentar. Também comandou outros gigantes do futebol nacional, como Corinthians, Internacional e Bahia, trabalhou no exterior em países como Emirados Árabes Unidos e, em 2009, à frente da África do Sul, levou o selecionado local a uma inédita semifinal da Copa das Confederações (2009). Joel ainda se notabilizou pela prancheta que usava à beira do campo, fazendo anotações durante cada jogo, prática hoje mais popularizada.
Torcedor confesso do Olaria, onde nasceu e um dos clubes pelos quais atuou como zagueiro, ele também se tornou garoto-propaganda de produtos e serviços em diferentes segmentos. Em março deste ano, ele foi procurado pelo PSDB para concorrer a uma vaga no Congresso Nacional nas eleições de outubro de 2022.
A mesma honraria foi proposta pelo deputado estadual para ser entregue ao centroavante Fred, que deve se aposentar em 21 de julho, quando o Fluminense completará 120 anos e onde o atleta joga pela terceira vez na carreira. O texto entrará em discussão amanhã (9).