O governador Cláudio Castro inaugurou nesta quarta-feira (8) mais um Castramóvel, veículo adaptado onde trabalham médicos veterinários e outros profissionais na esterilização de animais. O procedimento é gratuito. A abertura da nova unidade, no Maracanã, Zona Norte do Rio, celebra a marca de 75 mil castrações desde que o projeto teve início, em dezembro de 2021. A meta é castrar 100 mil animais até dezembro.
- É muito bom quando a gente consegue tirar do papel um projeto importante. A castração é fundamental para o controle e qualidade de vida dos animais. É uma questão de saúde pública. Somos hoje um estado protetor e amigo dos animais. Seguiremos ampliando as políticas públicas nessa área - ressaltou o governador.
Pintado, um gatinho adotado pela protetora Marcia Neves, de 55 anos, foi o número "75 mil" a ser castrado.
- Tenho, ao todo, 50 gatos. Eu cuido deles com ajuda de outras pessoas e de algumas ONGs. Não haveria nenhuma condição de arcar com esta despesa. Só hoje eu trouxe cinco gatos. Isso só é possível por meio deste projeto maravilhoso, estou muito grata - disse a moradora de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
Tutora de quatro cachorros, Patrícia da Silva Reis, 56, levou Billy e Pantera para realizar o procedimento.
- Eu tenho quatro cachorros, e o gasto mensal com eles fica em torno de R$ 400, o que já é bem puxado. Eu não teria como arcar com a castração. Ainda bem que existe este projeto. Numa próxima oportunidade trarei as outras duas que ficaram em casa – contou Patrícia.
Pessoas físicas têm direito a castrar um animal por mês, por CPF, e os indivíduos protetores podem receber atendimento para oito animais mensalmente. A ONG Guerreiros Pet, em 60 dias, conseguiu levar mais de 1.300 animais para serem castrados nas unidades do Castramóvel.
- Este projeto traz dignidade para os animais. Só na Baixada Fluminense, existem aproximadamente 700 mil animais, entre cães e gatos, acautelados ou em situação de rua. Precisamos olhar para esta causa. Ficamos felizes de saber que existe um governo que olha com sensibilidade para os animais - afirmou Luciene Maria, presidente da ONG.
Projeto tem três unidades no Rio
O primeiro Castramóvel, que faz parte do programa RJPet, da Secretaria de Estado de Agricultura, Agropecuária, Pesca e Abastecimento, foi instalado na Muzema, no Itanhangá, Zona Oeste carioca. Só nessa comunidade, 5 mil animais foram atendidos. Mais outros dois polos estão em funcionamento em Irajá, na Zona Norte, e em Bangu, também na Zona Oeste.
- A castração é o método mais eficaz para reduzir o número de animais nas ruas. O atendimento do Castramóvel é agendado, e, após o procedimento, nós fornecemos o medicamento que o animal precisa tomar após a castração - explicou Camila Costa, subsecretária de Proteção e Bem-Estar Animal do Estado do Rio de Janeiro.
Além das unidades móveis, existem 70 clínicas credenciadas pelo governo no estado para o serviço. As inscrições e agendamento devem ser feitos pelo site do programa (https://rjpet.com.br).