A American Immigration Group Brasil (AIG) promove, no dia 27 de novembro, (terça-feira), 20h às 21h, uma webconference sobre como se tornar um investidor estrangeiro nos Estados Unidos e adquirir o Green Card, extensivo a cônjuge e filhos solteiros e menores de 21 anos, através do visto EB-5.
Esse tipo de visto de investidor é o queridinho dos brasileiros e o mais popular no mundo. No ano passado, o seu número de emissões para o Brasil teve um aumento de 88% em relação ao ano de 2016, quando 150 brasileiros receberam o EB-5, segundo a AIG.
“Eu tirei meu visto em 2010, para turismo. Desde então, fui algumas vezes aos EUA, sempre como turista. De algum tempo pra cá, passamos a cogitar a hipótese de mudança para o país. Estudamos muitas alternativas, e o visto de empreendedorismo é um deles. Conheço pessoas que estão lá justamente nessa condição de empreendedor. É um sonho meu e da minha mulher viver nos EUA, e o melhor dos mundos seria com o visto de Investidor EB-5.” Diz Rodrigo Mandarini, jornalista e empreendedor.
Com esse resultado, o Brasil subiu duas posições e chegou ao terceiro lugar em número de autorizações concedidas, ficando atrás apenas da China, a grande campeã, e do Vietnã. Os outros países que também fazem parte dessa seleta lista são: Coreia do Sul, Índia, Rússia, Nigéria e México. Este recente interesse pela aplicação ao visto EB-5 é explicado pela rígida política de controle de imigração ilegal do governo Donald Trump, o que torna o EB-5 altamente atraente para quem decide viver legalmente nos EUA.
Recentemente, o Congresso americano decidiu adiar para o início de dezembro a revisão dos critérios para aquisição do visto, congelando o valor do investimento mínimo em 500 mil dólares, aproximadamente R$ 2 milhões. Isso se deu pelo grande interesse de estrangeiros de investir em projetos nos Estados Unidos. E ainda com a economia vivendo um bom momento e a taxa de desemprego caindo em 37%, menor baixa dos últimos 50 anos, esses fatores podem ser uma boa oportunidade para realizar o sonho de morar fora do país.
Segundo a diretora executiva da American Immigration Brasil, Ana Claudia Nery, muitas pessoas estão procurando a AIG para saber informações sobre esse assunto tão atual. “Resolvemos fazer essa palestra online para tirar as dúvidas dos interessados em ser um investidor nos Estados Unidos e obter o Green Card", explica.
“Os critérios de emissão de vistos EB-5 não sofreram alterações e continuam os mesmos desde a sua criação, nos anos 90. Especula-se que o Congresso Americano votará mudanças no início de Dezembro de 2018, o que tem feito os brasileiros acelerarem a decisão de emigrar.”, diz Ana Claudia.
Existem pelo menos uns 20 tipos de vistos americanos entre eles, o Investidor EB-5, B1, B2, F1, H e L. Muitas pessoas fazem confusão ou ficam apreensivas sobre como providenciar este documento de viagem. Na verdade, na maioria dos casos, não existe complicação, segundo especialistas. O importante é se informar corretamente e com bastante antecedência para evitar correrias.
“Meu visto é B2. O meu processo foi bastante tranquilo, como na época da renovação eu estava indo para a Disney, na entrevista consular, quando a responsável me perguntou sobre o que eu estava indo fazer eu respondi "vou ver o Mickey" então ela se restringiu a uma outra perguntinha e logo carimbou meu visto. Então, achei bem tranquilo.”, afirma o jornalista Victor Quaresma.
Na hora de tirar o visto, basta seguir as instruções e providenciar os documentos certos. Cada um deles tem uma determinada função e deve ser solicitado conforme as características de sua viagem.
“Tirei em 2013 meu visto para os Estados Unidos quando precisei trabalhar lá para uma empresa. Ele é válido até 2020. Eu renovei meu passaporte e à época que tirei o visto não senti nenhuma dificuldade. Muito pelo contrário, como eu ia a negócios foi simples. Para quem vai ao País a negócios a importância do visto é total, porque gera credibilidade em quem pretende realizar negócios com você.”, comenta a empresária Alana Villela.
O webinar será conduzido pela Gerente de Relações com Investidores, Ana Catarina Godoy e terá as participações da Gerente Geral, Qendrese Sadriu-Rrustemi (AIG de NY), da Vice-Presidente, Lorhayne Guimarães Oliveira (AIG de Goiânia) e diretora executiva da AIG Brasil, Ana Claudia Nery. Além da presença do advogado tributarista Daniel Antabi, do escritório Antabi, Rangel & De Vitto Advogados, que vai tirar as dúvidas dos participantes sobre as questões tributárias do processo.
As inscrições gratuitas para a Webconference podem ser feitas pelo site: www.eb5aig.com.br/events
A American Immigration Group
A AIG é uma empresa global e um dos maiores Regional Centers nos Estados Unidos, possui sede em Nova Iorque e escritórios na China, Índia, Egito, Marrocos, Dubai, Qatar, Líbano, Vietnã e agora também no Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro e Goiânia.
A empresa já inaugurou diversos projetos custeados através do programa EB-5, tendo, seus fundadores, captado mais de 700 milhões de dólares em recursos.
A equipe, composta de advogados e especialistas do setor, avalia e seleciona, dentre os projetos disponíveis no mercado americano, aqueles que visam a assegurar que os investidores obtenham sucesso no processo de aquisição do visto.
Todos os investimentos da AIG atendem aos requisitos definidos pelo Governo dos Estados Unidos, incluindo a geração de pelo menos 10 empregos para cidadãos americanos, por investidor estrangeiro, conforme as regras do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS).
O que é o EB-5?
É um programa de visto que foi criado pelo Congresso dos Estados Unidos em 1993, com o objetivo de atrair investimentos no país de 500 mil dólares por família estrangeira, para gerar postos de trabalho em locais de baixo índice de empregabilidade e aquecer a economia norte-americana. O Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) é o órgão responsável pelo programa.
O visto EB-5 é voltado para pessoas físicas e garante aos investidores estrangeiros a permanência legal nos Estados Unidos, através da aquisição do Green Card definitivo. Com o investimento realizado é dado o direito à família de fixar residência em qualquer lugar do país, com acesso às oportunidades de trabalho e estudo, sem nenhuma restrição. Para tal, é necessário que os filhos sejam solteiros e menores de 21 anos na data de início do processo de requisição do EB-5.
Por ano, a Imigração dos Estados Unidos e o Serviço de Cidadania concedem 10 mil vistos para os investidores EB-5 em todo o mundo, dos quais 700 são disponibilizados somente para o Brasil. Entretanto, o maior número de emissões globais já registrado foi de 3 mil e quinhentos vistos, em 2011.
Para seu Roteiro
Webconference sobre Visto de Investidor EB-5 - Evento gratuito
Dia: 27 de novembro (terça-feira), 20h até 21h
Inscrições pelo site: www.eb5aig.com.br/events
Mais Informações pelo e-mail: [email protected]