TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Emagrecimento, corpo e mente: A busca pelo autoconhecimento

Profissional conta o que é necessário para manter o foco

Por Cristina Ramos em 25/11/2018 às 10:51:00

Foto: Cristina Ramos

Dietas e exercícios físicos são fundamentais para um emagrecimento saudável. Mas as pessoas acabam esquecendo de trabalhar outro ponto que faz toda a diferença: a mente. É aí que entra a atuação do coach de emagrecimento, um profissional fundamental para acompanhar todo o processo.

Júlia Kress, profissional de coach de emagrecimento feminino, usa as ferramentas necessárias para fazer com que a pessoa busque autoconhecimento, identificando seus bloqueios e auto sabotagens, que a impedem de alcançar seus objetivos.

Segundo ela mesma diz, o coaching é uma espécie de estratégia que tira a pessoa de onde está para levá-la aonde ela quer estar, trabalhando a mente e a conduzindo para alcançar seus desejos. Diferente da terapia - que busca os problemas do passado pare resolver o momento presente - o profissional de coach busca objetivos futuros para serem aplicados no presente.

O Projeto Mais Magra, de Júlia Kress, acontece na esquina da Vieira Souto com Vinícius de Moraes, em Ipanema e surgiu devido a seus próprios questionamentos. Em entrevista ao Portal Eu, Rio! na Praia de Ipanema, Júlia mostra a influência que a mente tem sobre o corpo e ao final explica sobre o trabalho físico e disciplinar que faz com mais de 1680 alunas inscritas em seu projeto.

Como tudo começou

"Comecei a ganhar peso assim que entrei na menopausa e não sabia o que fazer. Cheguei a ganhar quatro quilos em um único mês. Me sentia gorda, feia, desastrada. Fui para academia e o professor de educação física disse pra mim "Você acha que vai perder tudo de uma vez? Tem que ter paciência".  Fiquei chateada, estava com a autoestima tão baixa, tão arrasada, que na minha cabeça o professor da academia só dava importância para gente bonita.  Foi quando comecei a prestar atenção na praia de Ipanema. Adoro praia e num belo dia vi alguns professores dando aula e pensei - isso vai ser bom pra mim.  Fiz algumas aulas e como queria fazer uma atividade física, tive a ideia de criar esse projeto com mais cinco amigas. Três meses depois já tínhamos 30 alunas inscritas.

Iniciamos esse projeto no dia 29 de janeiro de 2017, na Praia de Ipanema.  E hoje, na plataforma, temos registradas 1680 alunas, e aqui na areia, todos os dias, às segundas, quartas e quintas, na aula funcional das 20h, o número de mulheres passa de 80. Às terças, também às 20h, tem aula de zumba e isso aqui fica coberto de mulheres. E todo mundo usando a camisetinha roxa do Projeto Mais Magra", afirma a coach.

Pacotão do Projeto Mais Magra

"No pacotão do Projeto Mais Magra você paga apenas RS 55 por mês e tem direito a cinco aulas por semana, ao cardápio da nutricionista, a uma avaliação de bioimpedância (é um exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura), os áudios da coach, e a participação num grupo no Whatsapp, onde todo mundo publica os seus alimentos".  Também incluso ao projeto há uma avaliação por mês. Em alguns casos, o aluno é orientado a procurar um médico", diz ela.

Como dica alimentar, a coach alerta que metade do prato que a pessoa come deve ser de folhas. E que diminuir gordura, sal e açúcar são importantes.

Disciplina e autoconhecimento

 É a partir do autoconhecimento que você aumenta sua autoconfiança. Segundo Júlia, o método mais eficaz de fazer com que a pessoa não desista é mostrar que cada pequeno passo é uma conquista, programando a mente com metas curtas.

Natália, 36 anos, faxineira, perdeu 20kg em dez meses de Projeto. "Vim porque estava com problema de coluna e tinha muita depressão. Pra mim, esse Projeto foi uma ajuda muito grande, poder cuidar de mim e da minha saúde. Foi uma coisa muito boa, fora as amigas que a gente conquista aqui, que é muito bom pra isso. O Projeto foi a melhor coisa que me aconteceu".

Vitória, cabelereira, "aqui a gente anima, os professores são dez, as meninas são maravilhosas, vêm pra cá, vem malhar, vem curtir, que faz muito bem pra pele, cabelo, pro rosto, pra tudo. Vem você também que você vai gostar".

Maria das Graças Honorato, 40 anos, doméstica, está há quatro meses no Projeto e conta  "o resultado é ótimo, já perdi quase oito quilos e além dos quilos que a gente perde, ganha autoestima, que vai lá em cima, porque esse Projeto é muito bom, ajuda muito as pessoas, eu  aconselho as pessoas a virem pra cá".

Maria Nazarena, 56 anos, doméstica, está no Projeto há sete meses e perdeu 10 kg e afirma "estou muito feliz neste Projeto".

Ana Lúcia Adriano, 57 anos, participa do Projeto Mais Magra há 25 dias e perdeu um quilo e meio. "Estou muito feliz e convido as minhas amigas pra vir, especialmente a Eliane".

A Coach Júlia Kress finaliza a entrevista com o Portal Eu, Rio! afirmando que puxa a orelha das alunas e pega no pé mesmo. E complementa "se você me disser que quer chegar ao seu objetivo e não tem força de vontade eu tô aqui pra te ajudar, mas você precisa fazer a sua parte".

Bruno Barbosa, professor de Educação física e personal trainner, trabalha neste projeto de emagrecimento há três meses. Bruno diz que gosta muito dessa atividade, que é algo muito gratificante. "As meninas sempre vêm com muita disposição para treinar, as aulas ficam bem movimentadas e geralmente tem 40, 60 até 80 pessoas. As aulas são dinâmicas, são para emagrecimento, para ganho de tônus muscular, são muito interessantes. Qualquer pessoa que queira participar do Projeto será sempre bem-vinda, mas não tem moleza, a atividade física exige esforço, mas nada que o ser humano não aguente fazer com qualidade", completa

Quem desejar saber mais, acesse www.juliakress.com

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.