O Fluminense fez o dever de casa e ganhou a equipe do Avaí por 2x0 no confronto válido pela 13° rodada do Brasileirão de 2022. Germán Cano e a jóia da base, Matheus Martins, estufaram as redes do Maracanã neste domingo (19). Com o resultado, o Tricolor carioca fica no G6 com 18 pontos, a três do atual terceiro colocado, Athletico-PR, e a sete do líder Palmeiras, que ainda joga. Já o Leão de Florianópolis termina o fim de semana em 11°, com 17 pontos.
Cerca de 15 mil pessoas viram de perto o Fluminense retomar o caminho das vitórias após dois jogos. O empate em 0x0 com o América Mineiro deixou um gosto amargo, muito porque o time carioca ficou com um jogador a mais desde o começo do jogo. Agora, com o resultado positivo, é levar esse mesmo empenho para quinta-feira também às 19h, contra o Cruzeiro no confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Nas arquibancadas, o grito de "É guerra, quinta é guerra" foram ouvidos nos minutos finais, numa prévia do que será o embate entre duas camisas tradicionais do futebol brasileiro.
O jogo
O Fluminense começou o jogo num recado claro de que queria apenas uma coisa: a vitória. Logo aos 3, Jhon Arias achou Germán Cano entre dois defensores e deu um passe em profundidade. O centroavante tocou na saída do goleiro e abriu o placar. 1x0. Os jogadores do elenco de Laranjeiras queriam jogo, mas um específico teve noite de azar. O lateral Samuel Xavier acertou três vezes o travessão, a primeira no que seria um golaço de fora da área, e teve que se contentar com o quase.
O Avaí só veio mostrar perigo aos 30 minutos, numa jogada contra Nonato, mal na partida, que resultou em chute de Bissolli e boa defesa de Fábio. Ainda deu tempo de, na primeira etapa, Ganso tirar da cartola um passe de trivela para Luiz Henrique. O atacante, porém, não conseguiu concluir o lance em gol e só chutou para fora, desequilibrado.
A etapa final foi de um Avaí com mais posse de bola, porém ainda sem o que era preciso para igualar o placar. Até conseguiu, na ótima jogada de Raniele, com Pottker deixando Nonato no chão e concluído no chute de primeira de Bissolli. O lance, porém, foi anulado. As coisas se resolveram para o tricolor pois Matheus Martins fez um gol a lá Kaká em auge no Milan. Primeiro, passou entre o carrinho duplo dos zagueiros Bressan e Arthur Chaves. Depois, tocou com categoria na direita e liquidou a chance de empate do Leão azul e branco.
2x0, retorno de Cano às redes adversárias e moral para o importante confronto da Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2 X 0 AVAÍ
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Rafael Trombeta (PR)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA-SP)
Gols: Cano (4'/1ºT) (1-0), Matheus Martins (26'/2ºT) (2-0)
Cartões amarelos: Bruno Silva, Raniele, Arthur Chaves (AVA)
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; André, Nonato (Wellington - 43'/2ºT) e Ganso (Martinelli - 37'/2ºT); Luiz Henrique (Pineida - 43'/2ºT), Arias (Willian - 43'/2ºT) e Germán Cano (Matheus Martins - 23'/2ºT). Técnico: Fernando Diniz.
AVAÍ: Vladimir; Kevin, Bressan, Arthur Chaves e Cortez; Bruno Silva, Raniele (Morato - 34'/2ºT) e Eduardo (Jean Cléber - intervalo); Pottker, Bissoli (Vinícius Leite - 41'/2ºT) e Muriqui (Renato - intervalo). Técnico: Eduardo Barroca.