A Justiça do Rio de Janeiro informou nesta quinta-feira (28) que detentos de altíssima periculosidade que estão presos em penitenciárias federais de outros estados não voltarão ao Rio por enquanto.
Segundo a Vara de Execuções Penais, os traficantes em prisão federal são: Luiz Fernando da Costa (Fernandinho Beira-Mar), Márcio dos Santos Nepomuceno (Marcinho VP), Elias Pereira da Silva (Elias Maluco), Marco Antonio Pereira Firmino da Silva (My Thor), Marcelo Santos das Dores (Menor P.), Isaías da Costa Rodrigues (Isaías do Borel) e os milicianos Ricardo Teixeira Cruz (Batman) e Fabrício Fernandes Mirra (Mirra), entre outros.
Em nota, a Justiça fluminense informou ainda que, por não haver motivos novos apresentados pelo Ministério Público e pela Secretaria de Segurança Pública que justifiquem o cumprimento de pena nas cinco penitenciárias federais do país, a Vara de Execuções Penais negou a renovação da permanência de 32 presos, que voltaram ao Rio. Todos estavam fora do estado desde 2016, muitos até há bem mais tempo. E a Lei 11.671/2008 determina que a renovação não ultrapasse 360 dias.
Dos detentos que tiveram a renovação negada, pelo menos dez não possuem nem denúncia apresentada pelo Ministério Público, isto é, foram transferidos para presídios federais com base em suspeitas. Foi o episódio de uma suposta festa ter sido realizada na cadeia para comemorar a ação de criminosos que resgataram o traficante Fat Family do Hospital Souza Aguiar, internado sob custódia em 2016. Não há processos tramitando na Justiça sobre esse caso.
Outros presos que tiveram a renovação negada contaram com parecer favorável do Ministério Público para o retorno ao estado.