Em uma parceria inédita, BlockchainRio Festival se une ao Hacking.Rio para abrigar, entre os dias 01 e 04 de setembro, o HR-Experience. Com uma estrutura de 1.300m² no Píer Mauá, a quinta edição do Hackathon receberá desenvolvedores de software, designers, outros diversos profissionais da programação e estudantes de nível médio, técnico e superior, em um espaço exclusivo que contará ainda com ativações, interações e talks.
Apostando no formato híbrido, além do HR-Experience, o diferencial do HR-22 é a realização da maratona de programação dentro de um ambiente Metaverso, desenvolvido para o evento, aliando os propósitos educacionais com as principais tendências da tecnologia.
O Hacking.Rio utiliza da educação, inovação, tecnologia e empreendedorismo para criar soluções inovadoras para desafios reais do mercado, sociedade e solucionar problemas através da tecnologia numa maratona de desenvolvimento digital de 42 horas. Para participar, os interessados deverão se inscrever a partir de julho na plataforma do Hacking.Rio.
“Estamos juntando o que há de maior em Hackathon na América Latina com o que há de maior em blockchain. O impacto profissional e educacional que um evento desse proporciona é apenas a ponta. Estamos falando de impactar vidas”, afirma Francisco Carvalho, CEO da Blockchain Rio.
Sempre expondo diversos talentos do cenário do desenvolvimento, a oportunidade de aprendizagem é o maior objetivo de participação em uma maratona. Segundo a CEO do Hacking.Rio, Lindalia Junqueira, “Nosso propósito é educacional, de empoderamento digital, para transformar a vida de milhares de pessoas, capacitar novos skills e talentos nessa nova era de transformação digital”.
Hacking.Rio
A 5ª edição do Hacking.Rio conta com uma novidade: sua realização no metaverso. O HR é o maior hackathon da América Latina dentro do Metaverso. Trata-se de uma maratona de 42 horas no ambiente virtual para todo o Brasil e países de língua portuguesa. Os participantes que preferirem a experiência presencial terão a possibilidade de comparecer ao Hacking.Rio Experience, espaço concedido dentro do festival BlockchaInRio. A estrutura colaborativa conta com suporte tecnológico e reúne os "hackers do bem" para interagir fisicamente. Todas as atividades referentes à competição ocorrem no metaverso, que é a principal novidade deste ano.
Lindalia Junqueira, CEO do Hacking.Rio, afirma que a edição deste ano é muito significativa: “O Hacking.Rio 2022 marca o retorno dos eventos presenciais e, por isso, teremos o HR-Experience no BlockchainRio, com ativações, talks e hackathoners programando. Porém, a grande diferença desta edição para as 4 anteriores, é a maratona que ocorrerá em um ambiente de Metaverso, exclusivamente desenvolvido para o evento”.
BlockchaIn Rio Festival
No período de 01 a 04 de setembro de 2022, o Píer Mauá será palco do BlockchaIn Rio Festival. O evento vai ocorrer em uma área de 13.500m², com capacidade para 60 mil pessoas. Mais de 200 palestrantes de renome no mercado internacional apresentarão conteúdos diversos em dois palcos e três auditórios. Além disso, o festival conta com uma gama de atrações paralelas, como mesas redondas, workshops, painéis ao vivo, hackathon, área de exposição, shows e ativações para integrar tecnologia, educação, cultura e entretenimento.
O principal objetivo do BlockchaIn Rio é ser o catalisador inicial de um movimento educacional e de adoção da Web 3.0, além de ser um grande hub de debates e negócios focado na conexão entre pessoas e empresas com olhos no presente e no futuro do mercado blockchain. Ao longo de quatro dias, o evento vai permitir que os participantes tenham experiências imersivas e transformadoras por meio de debates sobre tecnologia, negócios, cultura e sustentabilidade.
De acordo com Francisco Carvalho, CEO do BlockchaIn Rio, a primeira edição do evento é também um estímulo para fomentar a educação e inclusão social de novos adeptos à tecnologia emergente. “O Blockchain Rio Festival vai apresentar uma mistura dinâmica de tecnologia pioneira com empresários, acadêmicos e autoridades que estão na vanguarda, pavimentando o caminho no cenário blockchain e de ativos digitais no Brasil e no mundo em diferentes estratos da sociedade”, afirma Carvalho.
Serão dois palcos com apresentações de diferentes temas:
- Cybersegurança no mundo descentralizado;
- Ambientes Regulatórios Globais;
- Inclusão Social e Educação Descentralizada;
- Venture Capital;
- A disrupção fintech;
- Blockchain GovBR;
- Oportunidades no setor de energia;
- Aplicações Blockchain para logística;
- Blockchain, Internet das coisas (IOT) & Inteligência Artificial (IA);
- DeFi: finanças descentralizadas;
- Metaverso e seus desdobramentos;
- Tokenização e NFT como solução para a indústria da música;
- ESG;
- Refi: finanças regenerativas;
- Contratos Inteligentes e o futuro do direito;
- Web 3.0: de onde viemos e para onde vamos;
- GameFi
O Blockchain Rio terá um line-up de peso. Confira alguns dos principais nomes:
Ricardo Amorim, Economista - Top Voice Influencer;
Solange Gueiros, Developer advocate - CHAINLINK LABS;
Bob Burnquist, Skateboarder;
Sebastian Wein, Co-Fundador e CEO - COINFABRIK e NEKTRA;
Gustavo Paro, Brazil Country Manager & Latam Sales Head - R3 CORDA;
Tatiana Revoredo, CSO - The Global Strategy e Membro Fundadora da Oxford Blockchain Foundation;
Fernando Carvalho, Fundador e CEO - QR CAPITAL;
Walter Longo, Sócio-Diretor – UNIMARK;
Marcello Mari, CEO - SINGULARITY DAO;
Edisio Neto, Fundador e CEO - ZRO BANK;
Ray Nasser, CEO - ARTHUR MINING;
Dan Yamamura, Fundador - FUSE CAPITAL.
Serão quatro dias de imersão com conteúdo disruptivo e construído a partir das experiências interativas de diferentes tipos de públicos e comunidades. Confira abaixo os principais destaques do festival:
Business Fair e Startup Hub
As principais empresas e startups do ecossistema blockchain estarão reunidas no evento em dois galpões do Píer Mauá para divulgação das empresas, produtos e serviços. O intuito é gerar oportunidades diversas, como atualização das novidades no mercado, prospecção de clientes, obtenção de conhecimento e networking.
Workshops com especialistas
Os três auditórios do evento oferecem workshops gratuitos e cursos com certificação que abordarão desde os princípios básicos do blockchain até a programação de contratos inteligentes, modelagem 3D, entre outros.
Metaverse experience
A área do DOMO vai proporcionar uma experiência imersiva de metaverso, em realidade ampliada, e aumentada, que simula o mundo real. Esta é uma realidade tecnológica que muda o universo das marcas e a experiência dos consumidores, sendo possibilitada pela evolução da Internet e da Web 3.0. Agora, a comunicação, a criação de comunidades, as compras e as experiências são muito mais interativas.
GameFi space
Presença de um espaço GameFi para os jogos em blockchain que mesclam jogos e finanças. Não é apenas uma plataforma, mas sim uma ideia que apoia, financia e promove o modelo de jogos baseados em blockchain com Play to Earn e Play and Earn.
Sobre o BlockchaIn Rio Festival:
Cerimônia de abertura: 01 de setembro de 2022, às 10h
Dias: 01, 02, 03 e 04 de setembro de 2022
Horário: 10h às 20h
Site: https://blockchainrio.com.br/