Depois das bicicletas compartilhadas promovida por uma rede bancária, um novo projeto de micromobilidade urbana será lançado pela Petrobras no Rio, no próximo dia 03 de dezembro. O sistema de locação de patinetes elétricos compartilhado.
O projeto conta com a disponibilidade de cem patinetes em cinco pontos na Orla da Zona Sul Carioca, nessa primeira fase. Até o fim de janeiro 500 patinetes estarão disponíveis em 25 estações distribuídas entre os bairros do Leme ao Leblon.
Segundo a assessoria da empresa Tembici responsável pelo projeto "A ideia é aproveitar a estrutura viária apropriada dessa região, para orientar os Cariocas sobre o novo modal. À medida que o modal se dissemine na população, vamos avaliar a possibilidade de expandir para outros bairros."
O sistema de funcionamento será parecido com o sistema usado pelas bicicletas compartilhadas. Para cadastro e uso do aplicativo do Patinete Petrobras será necessária a inclusão de um cartão de crédito válido.
"Patinetes elétricos são uma tendência. Nós acreditamos que o potencial é grande, por isso resolvemos iniciar já com muitas unidades", conta Tomás Martins, CEO da Tembici, que tem no Rio de Janeiro sua maior operação com bicicletas compartilhadas no país.
Até o fim de dezembro, os primeiros 15 minutos de locação serão gratuitos. Passado esse limite, o valor será de R$ 4,00 a cada 15 minutos. O horário de funcionamento das estações será das 08h às 20h, diariamente.
O objetivo do projeto é proporcionar agilidade para pessoas que querem se locomover de forma mais rápida, sem esforço físico. A velocidade é limitada eletronicamente a 15 km/h, por segurança; possuem freio traseiro a disco.
O Patinete Petrobras utiliza energia elétrica, que é uma alternativa ecologicamente correta frente a veículos automotores, a bateria tem uma autonomia de 3 a 4 horas, que pode variar conforme condições climáticas.
Os patinetes possuem GPS, sendo localizados de forma remota pelo monitoramento da Tembici. Uma vez que tenha um movimento incomum como velocidade acima do normal, ou local fora da área de atuação, a empresa responsável tem como localizar o patinete.
Nos três primeiros meses, o sistema contará com 60 promotores, que ficarão nas estações instruindo os usuários. Além disso, o aplicativo de celular terá um tutorial e serão feitas campanhas nas redes sociais reforçando a segurança e a responsabilidade dos usuários.
As principais dicas de segurança são:
- Uso do capacete, disponíveis nas estações.
- O patinete elétrico deve ser dirigido com as duas mãos no guidão.
- Não é recomendável dirigir com mochilas e bolsas no guidão.
- O preferencial é o trânsito pela ciclovia e ciclo faixa.
- Usar o celular só quando o patinete estiver parado.
- Somente 1 pessoa pode usar o patinete elétrico por vez.
- A carga máxima é de 110 kg.
- O uso é permitido apenas para pessoas maiores de 18 anos.
- Não usar em áreas com solo de areia, lama, ou propriedades privadas.