Pelo jogo que encerrou as oitavas da Copa do Brasil, nesta quinta-feira (14), o Botafogo perdeu por 2 a 0 para o América-MG, no estádio Nilton Santos, e está eliminado da competição. O Alvinegro precisava vencer por quatro gols de diferença para conseguir a vaga ou por três para levar a decisão para os pênaltis. O time de General Severiano tentou, mas sofreu com os contra-ataques. Agora resta apenas o Brasileirão para a equipe carioca.
O Alvinegro já começou pressionando bastante. Aos seis minutos, Vinícius Lopes fez boa jogada pela esquerda, cruzou rasteiro na área, a defesa do Coelho não cortou e sobrou para Lucas Fernandes soltar o pé, mas a bola explodiu na marcação. Aos 9, Erison recebeu lançamento, ajeitou para Lucas Fernandes bater e Matheus Cavichioli espalmar para escanteio.
Os contra-ataques do time mineiro sempre levavam perigo. Aos 14', Kanu bobeou e perdeu a bola, Juninho recebeu da direita e cruzou para Henrique Almeida cabecear para baixo e Gatito fazer grande defesa. Mas aos 21 minutos, Pedrinho deu passe de calcanhar para Henrique Almeida, que tocou rasteiro e Felipe Azevedo enfiou para o fundo do gol. Aos 38', Juninho cruzou na área, Lucas Kal cabeceou e Gatito operou um milagre.
No segundo tempo, o Glorioso ainda tentou ser guerreiro. Aos 3, Matheus Nascimento passou por dois defensores e chutou na rede pelo lado de fora. Aos 13', Erison fez um belo gol após receber um lançamento, mas o centroavante estava impedido no lance. A situação que já parecia irreversível ficou ainda pior aos 16 minutos, quando o Coelho saiu no contra-ataque com Matheusinho, que se livrou da marcação e passou para Pedrinho bater da entrada da área e fazer mais um.
Aos 22, após cruzamento, Aloísio tentou de voleio, mas mandou sobre a meta. Já aos 39', em um cruzamento na área, Matheus Nascimento cabeceou bem, mas Cavichioli fez grande defesa.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 x 2 AMÉRICA-MG
Gols: Felipe Azevedo (0-1, 21'/1ºT), Pedrinho (0-2, 16'/2ºT)
Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA) (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (FIFA) (SC) e Alex dos Santos (SC)
Quarto árbitro: Felipe da Silva Gonçalves Paludo (RJ)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Erison, Carli, Tchê Tchê (BOT); Patric, Danilo Avelar (AME)
Botafogo: Gatito Fernández; Saravia, Kanu, Carli Philipe Sampaio / intervalo) e Hugo (Diego Gonçalves 29'/2ºT); Patrick de Paula (Matheus Nascimento 26'/1ºT), Tchê Tchê (Del Piage 30'/2ºT) e Lucas Fernandes; Gustavo Sauer (Jeffinho / intervalo), Erison e Vinícius Lopes. Técnico Luís Castro
América-MG: Matheus Cavichioli; Patric (Raúl Cáceres 21'/2ºT), Luan Patrick, Éder, Danilo Avelar (Marlon 21'/2ºT); Lucas Kal, Juninho e Matheusinho; Pedrinho (Aloísio 20'/2ºT), Henrique Almeida (Conti 29'/2ºT) e Felipe Azevedo (Índio Ramírez 21'/2ºT). Técnico: Vagner Mancini
Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre os últimos duelos das oitavas de final da Copa do Brasil, a competição de maiores prêmios do País.