TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Lançamento do CD oficial dos sambas-enredo das escolas das séries B, C e D de 2019 é adiado

Presidente da Liesb falou sobre adiamento em nota oficial

Por Gabriel Gontijo em 02/12/2018 às 13:53:23

Gustavo Barros é o presidente da Liesb (Foto: Reprodução/Internet)

E as dificuldades para a realização do Carnaval 2019 parecem não ter fim. Após o anúncio da saída da Uber como patrocinadora do carnaval, o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Brasil (Liesb), Gustavo Barros, anunciou em nota oficial neste sábado (1º) o adiamento da festa de lançamento do CD oficial dos sambas-enredo das séries B, C e D. A cerimônia estava marcada para ocorrer no próximo domingo (9) e agora não tem data para acontecer.

Em conversa com o "Portal Eu, Rio!", Barros demonstra preocupação com o cenário de incerteza que atingiu em cheio as escolas que desfilam na Avenida Intendente Magalhães. O presidente da Liesb também contou as alternativas que têm sido buscadas para garantir o apoio para as escolas. Ele também comentou o fim do apoio da Uber ao carnaval carioca.

"Sugerimos para a RioTur, na esperança que aconteça, que eles nos repassem o valor da subvenção que já estava devidamente garantido, independente da Uber, pois esse valor era apenas para a estrutura, e a gente monte a estrutura básica para que aconteçam os desfiles. O que não podemos deixar é que não aconteça o carnaval na Intendente Magalhães. Temos feito aproximação direta com as agremiações, visando o carnaval 2019. Buscamos viabilizar um plano de sócio-torcedor para ajudar as agremiações com um 'dinheiro novo' e estamos buscando projetos de incentivo na iniciativa privada como ICMS, Rouanet, para complementar a verba para as agremiações", contou Gustavo Barros.

O presidente falou na nota que a atitude da saída da Uber "além de irresponsável, torna-se criminosa, pois todo o processo do carnaval já se encontra em fase de execução com planilhas e custos pré-definidos". Já na conversa com o "Eu, Rio!", Barros alegou que a Liesb "não tem ideia" do valor do prejuízo com a perda do patrocínio e que não podem fazer "é deixar o carnaval como estão tentando".

"A Liesb não tem ideia do valor desse prejuízo. Mas o que a RioTur informa é de R$2,5mi que seria para a estrutura da Intendente Magalhães. Este é o valor que seria repassado da Uber para a RioTur. O que não podemos fazer é deixar o carnaval como estão tentando. São 60 comunidades, mais de 7mil empregos diretos e indiretos. O carnaval da Intendente é o carnaval do povo, que não é cobrado ingresso. Em 2018 conseguimos colocar 200 mil pessoas em 4 dias de desfile", afirmou o presidente da Liesb.

Segue abaixa a nota da entidade na íntegra.

"Como é de notório conhecimento, o CARNAVAL é muito mais que entretenimento ou uma simples festa anual. O Carnaval e os desfiles das escolas de samba são ferramentas indispensáveis para a economia de todo o estado do Rio de Janeiro. Somos geradores de milhares de empregos, além de responsáveis por uma receita financeira inestimável, que sustenta toda esta cadeia em setores como o hoteleiro, restaurantes, comércio e turismo em geral.

Com toda esta indiscutível contribuição, que ganha maior relevância diante da grave crise em que o estado de encontra, nos causa profundo repúdio a notícia que a empresa UBER não irá cumprir com o compromisso firmado de patrocínio, que é de fundamental importância para a realização do maior evento cultural do Brasil e do Mundo.

Tal atitude, além de irresponsável, torna-se criminosa, pois todo o processo do carnaval já se encontra em fase de execução com planilhas e custos pré-definidos.

Por conta de tamanha instabilidade, a Liesb comunica que a festa de lançamento do CD oficial dos sambas-enredo das séries B, C e D, que aconteceria no próximo dia 9/12, foi adiado, porém ainda sem uma nova data confirmada.

A Liesb continua acreditando no papel da RioTur e no poder público municipal, porém não vamos ceder um milímetro de nossos direitos e representatividade da cultura nacional. Não abandonaremos o samba e enfrentaremos com grande obstinação aqueles que desejam deliberadamente destruir a cultura do nosso povo.

Gustavo Barros
Presidente da Liesb
"

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.