O Vasco cumpriu seu papel e segurou um empate em 0 a 0 com o Ceará na Arena Castelão, em Fortaleza, e se manteve na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Com o empate, o time da Cruz de Malta terminou o Brasileirão em 16º lugar com 43 pontos, apenas um a mais que o Sport, o primeiro clube rebaixado para a Série B em 2019. Acompanharam o clube pernambucano, o América Mineiro, o Vitória e o Paraná.
Pressionado contra o rebaixamento, o Vasco começou o jogo tomando a iniciativa, mas por pouco tempo, pois logo a postura passou a ser defensiva. Só Maxi López ficava à frente esperando alguma oportunidade Todos os outros jogadores marcavam as tentativas de ataque do Ceará. Apesar disso, o time da casa não transformava a posse de bola em chances claras de gol. Com isso, o primeiro tempo foi sonolento e sem chances para os dois times.
No segundo tempo, o Vozão foi com tudo em busca da vitória pressionou mais o Vasco, pois precisava da vitória para garantir a vaga na Sul-Americana em 2019. Mas mesmo com mais vontade, o Ceará esbarrava na defesa bem postada do time da Colina Histórica, que passou a apostar mais nos contra-ataques a partir dos 25 minutos da etapa final. No final, o lateral-direito do time cearense, Samuel Xavier, fez falta em cima do meia vascaíno Marrony e como já tinha cartão amarelo, foi expulso na sequência. Com um homem a menos, ficou fácil para a equipe vascaína segurar a igualdade e se manter na primeirona.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 0 X 0 VASCO
Data: Domingo, 02 de dezembro de 2018
Horário: 17 horas (hora de Brasília)
Local: Arená Castelão, Fortaleza-CE
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Rogerio Pablos Zanardo (SP)
Cartões amarelos: Richardson e Ricardinho (Ceará); William Maranhão e Raul (Vasco).
Cartão vermelho: Samule Xavier (Ceará)
CEARÁ: Éverson, Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio e Felipe Jonatan; Richardson, Edinho e Ricardinho (Wescley); Felipe Azevedo (Cardona), Calyson (Éder Luís) e Arthur. Técnico: Lisca.
VASCO: Fernando Miguel, Luiz Gustavo, Werley, Leandro Castan e Willian Maranhão (Ricardo); Raul (Desábato), Andrey e Thiago Galhardo, Kelvin, Caio Monteiro (Marrony) e Maxi López. Técnico: Alberto Valentim.