Nesta segunda-feira (3), a partir das 17h, músicos, dançarinos, produtores e amantes do forró de toda a cidade terão a oportunidade de estar juntos para tocar, dançar, se conhecer, estabelecer novas parcerias e fortalecer os laços da cultura nordestina. Toda a semana, cinco convidados e músicos diferentes devem se apresentar no projeto. Quem chegar com seu instrumento também pode entrar. Inspirado no popular Samba do Trabalhador, a nova festa de forró vai acontecer as segundas, no Spaço Fractal, na Lapa.
“Como defensor da cultura nordestina, sentia falta de um espaço para integrar os músicos que tocam Forró Circuito de Casas Noturnas com os artistas da Feira de São Cristóvão. Os próprios profissionais concordavam que a troca entre os músicos do Circuito e da Feira poderia ser mais frequente, mas até então não havia um evento para reunir as duas turmas com regularidade”, relatou Marinho Braz, mestre da dança do forró e idealizador do Forró do Trabalhador.
Para promover a integração entre os profissionais da Feira e do Circuito nos eventos, Marinho convidou Gilberto Teixeira, diretor Executivo do Instituto Cultural da Feira de São Cristóvão, para fazer a curadoria de artistas do Centro de Tradições Nordestinas. Segundo Gilberto, o projeto nasce para fortalecer a proposta de tornar o forró um patrimônio Cultural do Brasil.
“Luiz Gonzaga, João do Vale e Jackson do Pandeiro já garantem que o forró é um patrimônio, mas claro, a chancela do Iphan com o programa de salvaguarda significa algumas garantias para sua preservação”, afirmou.
Gabriela Allegro, produtora executiva, acredita que o final da tarde de segunda-feira é o melhor momento para reunir não apenas quem trabalha com forró, mas quem quer se divertir sem descarregar a bateria.
“Escolhemos acolher o Forró do Trabalhado em uma casa alto astral, iluminada, o Spaço Fractal. Crianças serão bem-vindas. Teremos instrumentos e dançarinos disponíveis para ninguém ficar de fora da festa, seja cantando ou dançando”, concluiu.
Na estreia, um dos convidados vai ser Durval Pereira, um grande nome da zabumba do Brasil que já trabalhou com artistas como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Moraes Moreira, Alcione, Beth Carvalho, Elba Ramalho, Roberto Carlos, Martinho da Vila, Leci Brandão, Genival Lacerda, Fagner, Zé Ramalho e Sivuca.
Outro que vai marcar presença é Perpétuo Borborema, dono de uma voz marcadamente potente e com 42 anos de forró. Perpétuo é filho dos paraibanos Zito Borborema e Chiquinha do Acordeom. Ele toca forró desde os 8 anos de idade. Além disso, é afilhado de Dominguinhos e fundou o Trio Pé de Serra, há 20 anos.
A cantora Iris Pontal, filha de Zé da Onça, o primeiro sanfoneiro da Feira de São Cristóvão também participar da festa. Ela começou no forró tocando gonguê ao lado do pai, aos 10 anos de idade. Hoje, canta e toca triângulo em projetos dentro e fora da Feira, como Filhos de Zé e o Iris In Trio.
O sanfoneiro Rodrigo Ramalho, conhecido no Circuito de Forró do Rio e do Brasil, chega para mostrar todo o seu talento. Rodrigo é sanfoneiro da banda Raiz do Sana há 20 anos e cantor no quarteto Conterrâneos. Tem uma trajetória de mais de 1.500 shows, turnês pelo Brasil e pela Europa. Já dividiu o palco e salas de estúdio com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e outros nomes da MPB.
Para completar o forró tem o Betão da Paraíba. Um sanfoneiro da Arueiras que ganhou a sanfona do avô. Autodidata, veio tocar forró no Rio aos 20 anos de idade. Atualmente, é músico da Feira de São Cristóvão e há 5 anos está com o Trio Xodó.
O Forró do Trabalhador acontece todas as segundas, das 17hs às 23hs, no Spaço Fractal - Rua do Lavradio, 170, no bairro da Lapa. A entrada é gratuita até às 17:30hs. Depois desse horário, o preço é R$ 10 com nome no evento e R$ 15 sem nome no evento. Para maiores informações acesse o link do evento no Facebook: https://goo.gl/zAxaC3