O Fluminense venceu neste domingo (2) o América MG,às 17h, no Maracanã na rodada final do Campeonato Brasileiro. O resultado de 1 a 0, gol de Richard aos 40 minutos do primeiro tempo, não só salvou o tricolor carioca da degola, como colocou a equipe na Copa Sul-Americana em 2019. Além disso os tricolores comemoram muito o fim do jejum de gol, que durou cerca 802 minutos, oito jogos sem marcar.
Enquanto o Fluminense fechou a competição com 45 pontos, no 12o. lugar da tabela de classificação, o América Mineiro acabou sendo rebaixado, com 40 pontos, na 18a. colocação. A torcida tricolor, mesmo desacreditada e chateada com o time, chegou a quase 38 mil presentes e fez uma bonita festa no estádio. Apoiou o time o tempo todo, cantando e reverenciando os heróis da partida. Os nomes mais gritados foram do goleiro Júlio Cesar, que fez milagre e defendeu pênalti, do capitão Gum, do zagueiro Digão e do atacante Marcos Junior, que também se declara torcedor.
Júlio César faz dois milagres e Richard acaba com jejum
Foi um primeiro tempo de muita tensão. Fluminense e América com risco de rebaixamento para segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Ao tricolor bastava o empate para escapar, mas o time já oito jogos sem marcar sofria também com o jejum de gol.
Apesar da maior posse de bola, o Fluminense finalizou menos e foi quem levou o primeiro grande susto da tarde. Aos 24 minutos, Marlon derrubou Aderlan dentro da área e o árbitro marcou pênalti. O goleiro Júlio Cesar fez seu primeiro milagre na partida. Defendeu a penalidade cobrado por Luan. Rafael Moura ainda tentou chutar no rebote, mas foi para fora.
A torcida tricolor explodiu nas arquibancadas. Saldando seu goleiro e gritando o nome do Júlio César. A partir dai o apoio e o canto dos tricolores se intensificou. Aos 37 minutos, Luan novamente chegou cara a cara com Júlio, após lindo passe do He-Man e ocorreu o segundo milagre na defesa tricolor. O goleiro afastou e quando a bola voltou quase ultrapassando a linha do gol, Gum salvou.
Falando cinco minutos para terminar a primeira etapa, a equipe mineira sufocando o time de guie crescendo em campo. Mas numa cobrança de escanteios para o Fluminense, Richard, na área marcou de cabeça. Foi um alívio geral. Torcida, jogadores, comissão técnica. Terminou o jejum. 1 a 0 no placar a favor do time da casa. E a torcida enlouquecida começou a cantar todos os hinos de vitória dessa e de outras temporadas.
Fluminense confirma vitória e América vai para segunda divisão
No segundo tempo foi só administrar. Mas com emoção, claro. O América Mineiro veio para cima com tudo, pressionando, chegando ao ataque muitas vezes. Com os acréscimos, o jogo foi até os 52 minutos. Parecia que era o último sofrimento prolongado para a torcida carioca. Mas que no final saiu com a vitória e, de bônus, garante vaga na Sul-Americana em 2019.
Os times voltaram iguais do intervalo. No decorrer da partida ambos fizeram suas substituições. Fábio Moreno colocou Everaldo, Paulo Ricardo e Dodi nos lugares de Kayke, Gum e Airton, respectivamente. Gevanildo trocou Marquinhos por Ricardo Silva, Matheusinho por França e Zé Ricardo por Lincoln.
A etapa final foi ainda mais intensa. E foram distribuídos sete cartões amarelos. Do lado tricolor os comtemplados foram: Gum, Everaldo , Marcos Junior, Igor Julião e Digão. Já no Coelho, os cartões foram para Luan e Carlinhos. Mas o confronto foi limpo, de duas equipes que tentaram o tempo todo apenas marcarem e se defenderem. Mas no futebol uns perdem e outros ganham. E o América MG foi duplamente derrotado, pois com a vitória magra do Fluminense, 1 a 0 no placar, caiu para segunda divisão da competição.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 1 X 0 AMÉRICA MG
Data: Domingo, 02 de dezembro de 2018
Horário: 17h (de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Gol: Richard (40/1T)
Arbitro: Rafael Traci (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Rafael Trombeta (PR)
Cartões Amarelos: Gum, Everaldo, Marcos Junior, Igor Julião e Digão (Fluminense); Luan e Carlinhos (América MG)
América-MG