Foi promulgada nesta quinta-feira (28), na Câmara de Vereadores do Rio, uma lei que obriga a toda rede bancária a disponibilizar 50% de seus caixas eletrônicos de auto-atendimento sem identificação biométrica ao serviço de idosos e pessoas que perderam a impressão digital ao lidarem com produtos químicos no trabalho.
"Atualmente os bancos que estão aderido ao sistema biométrico para identificar os clientes e facilitar as transações nos caixas automáticos, o que aumenta a segurança. Mas para entrar nas agências, os clientes já passam o cartão na porta e digitam as senhas para terem acesso às suas contas", reconhece o autor do lei, vereador Italo Ciba.
A partir de agora as agências bancárias ficam obrigadas a cumprir a lei nova . Aqueles bancos que tiverem apenas um terminal ficarão obrigatoriamente sem biometria. A mesma lei determina também que os bancos coloquem aviso na porta de entrada sobre a opção de usar ou não a biometria nos terminais eletrônicos. Agências que não cumprirem a lei poderão sofrer sanções, de acordo com o artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor.