O Detran manterá um estande durante a parada gay de domingo, 1 de julho, em Madureira. O estande funcionará das 10 h às 13 h em frente a sede da Região Administrativa, na Rua Carvalho de Souza 274.
Quem desejar poderá fazer a inclusão do nome social na Carteira de Identidade. O serviço é destinado a transexuais e travestis. Para obter o documento basta ter identidade já feita pelo Detran e levar a certidão de nascimento. O nome social, que é o nome escolhido para identificar o cidadão com o novo gênero escolhido, aparece em conjunto com o nome de nascimento.
A iniciativa é do Detran e da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos. O objetivo é permitir que a pessoa exerça efetivamente a sua cidadania, refletindo sua personalidade oficialmente. Tem como base o decreto 46172 sancionado pelo governador Luiz Fernando Pezão.
Funcionários treinados
Os funcionários do DETRAN foram treinados para o atendimento do público LGBT elaborado em conjunto com a secretaria através do Programa Rio Sem Homofobia. O objetivo era aprimorar mais o atendimento oferecido ao usuário, visando a um tratamento com ainda maior sensibilidade.
“Mais do que fornecer documentos, o Detran é uma casa que defende a diversidade da sociedade e o acolhimento a todos os cidadãos. Por isso, reconhecemos e valorizamos a emissão da Identidade Social como uma conquista de toda a sociedade fluminense. Para desempenhar bem a nossa função, treinamos cerca de 200 funcionários para estarem atentos às necessidades de cada indivíduo” explica o presidente o presidente do Detran Leonardo Jacob..