O Botafogo empatou com o Juventude pelo placar de 2x2, no jogo válido da vigésima terceira rodada da série A do Brasileirão de 2022. Os estreantes Júnior Santos e Gabriel Pires marcaram para o glorioso, enquanto Isidro Pitta, duas vezes, fez para o Papo no confronto ocorrido às 11h deste domingo, 21, no Estádio Alfredo Jaconi (RS). Com o resultado, o Fogão fica com 27 pontos na 13° colocação e pode ser ultrapassado por Ceará e Fortaleza, enquanto o Juventude segue na lanterna, com 17 pontos.
Parte criticada por torcedores e comentaristas, a defesa do Glorioso mais uma vez mostrou problemas. Tanto no primeiro quanto no segundo gol, certa facilidade pelas laterais foi o ponto mais destacado. Para o clássico contra o Flamengo no próximo domingo, o técnico Luís Castro precisa de qualquer forma ajeitar a estrutura defensiva da equipe porque, com um elenco como o do rubro-negro, qualquer erro pode ser fatal.
Primeira etapa mostrou Juventude efetivo e Botafogo perdendo chances claras
O primeiro tempo foi de um Juventude efetivo e de um Botafogo pecando nas chances claras. Logo aos 8, após lançamento de Nogueira, Bruno Nazário cruzou para a área, Adryelson não conseguiu afastar bem e a bola ficou no jeito para Isidro Pitta marcar o primeiro do jogo. Depois, Chico Kim cabeceou por cima do gol.
O Fogão até tentou, e teve boas chances. Aos 18, Pegorari fez ótima defesa num cabeceio de Adryelson, que quase se redimiu. Eduardo ainda teve uma bola mandada no travessão, mas a melhor chance veio aos 40. Jeffinho roubou a bola no campo de ataque, Eduardo tocou para Júnior Santos que, cara a cara, finalizou para fora. Ainda deu tempo de reclamação por um possível pênalti sofrido em Cuesta. O juiz, nada deu.
Segundo tempo teve prova de força dos estreantes e brilho de uma prata da casa
O segundo tempo foi quase todo do garoto Jeffinho, que mais uma vez se mostrou a peça mais eficiente desse Botafogo. Primeiro, aos 16, conduziu pela linha de fundo até entrar na área, tocou para o meio e, após um desvio da zaga, Júnior Santos marcou o gol de empate, primeiro dele com a camisa do Glorioso. Teve pouco tempo para comemorar pois, em três minutos, o Juventude voltou a ficar na frente.
Em contra ataque, Pitta tabelou com Felipe Pires, que devolveu por cima para o paraguaio colocar de primeira no cantinho do companheiro de país, Gatito. 2x1. Aí, mais um estreante deu as caras: depois de Jeff dar a assistência para Júnior Santos, foi a vez de Gabriel Pires ser assistido pela jóia e, de primeira, empatar novamente o placar. E quase que o terceiro saiu, em outra jogada solo de Jeffinho, batendo de bico para a defesa de Pegorari para escanteio.
No fim, empate com gosto amargo para os dois times.