A partir de hoje, a cidade do Rio de Janeiro passa a contar com o sinal de telefonia 5G, a internet móvel de quinta geração, que trafega em uma frequência muito à frente das outras já existentes. Além da capital fluminense, outras três recebem o 5G nesta segunda-feira: Florianópolis, Palmas e Vitória. O sistema já funciona em Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, João Pessoa, Porto Alegre, Salvador e São Paulo. E, até dezembro, todas as principais capitais brasileiras devem ter redes 5G ativadas. Com isso, já são 12 capitais com antenas de quinta geração para dispositivos móveis em operação no país.
Inicialmente prevista para ser acionada no dia 29 de agosto, a autorização para que as operadoras iniciem o funcionamento do 5G nessas cidades foi antecipado pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), em decisão tomada na quinta-feira (18/8). O Gaispi é ligado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A nova tecnologia permite velocidade até cem vezes maior que a da atual 4G. Isso facilita , por exemplo, baixar filmes em segundos, além de maior investimento digital, como a ampliação de casas inteligentes e integração no metaverso, universo online que combina diversos ambientes virtuais, com maior interação em plataformas de videogames e jogos.//
Para se beneficiar do novo serviço, entretanto, é preciso dispor de aparelhos compatíveis com a tecnologia 5G. O site da Anatel apresenta uma lista de celulares homologados para receber o novo sinal. E quem tem um aparelho com sistema IOS vai precisar fazer a atualização.
Já quem utiliza antena parabólica para captar o sinal de emissoras de TV aberta precisará adaptar seu equipamento para evitar possíveis interferências. Famílias que estão registradas no Cadastro Único para Programas Sociais podem adquirir e agendar a instalação do kit da antena gratuito.
Para quem ainda tem dúvidas, basta ligar para o número 0800-729-2404 e obter todas as informações.
Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a chegada do 5G ao Rio e mais três capitais no Brasil.
Pelas regras do edital de concessão do 5G, ocorrido em novembro, as prestadoras de telefonia móvel que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz têm até 29 de setembro para cumprir a primeira exigência de cobertura do Edital, com a instalação de no mínimo uma antena de tecnologia de 5G para cada 100 mil habitantes nas capitais brasileiras.
Já contam com a nova tecnologia as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, João Pessoa, Porto Alegre, Salvador e São Paulo. O início da operação do 5G no Brasil ocorreu no dia 6 de julho, com a ativação do sinal em Brasília. O prazo para a liberação do 5G nas demais capitais foi postergado para 28 de outubro, segundo a Anatel.
Próxima geração da internet móvel, a tecnologia 5G oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. Além disso, o sinal tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados.
Para ter acesso à tecnologia 5G, o cliente deve ter um chip e um aparelho que aceite a conexão, além de estar na área de cobertura da operadora. Até o momento, a Anatel já certificou e homologou 83 modelos de aparelhos celulares para receber o sinal 5G. A lista está disponível no site da agência.
Fonte: Agência Brasil e Radioagência Nacional