Com um balanço e um gira-gira adaptados, a Praça dos Sonhos, no Complexo da Pedreira, em Costa Barros será reinaugurada nesta quarta-feira (31), às 15h. O projeto é uma iniciativa de três jovens cariocas que está mobilizando a sociedade do Rio de Janeiro para que crianças portadoras de necessidades especiais e todos com diferentes habilidades motoras possam ser beneficiadas a partir da montagem de parquinhos inclusivos, adaptados e prontos para recebê-las em espaços públicos da cidade.
Impulsionado pela sua mãe Ana Beatriz Palhares, que ensina o social aos filhos desde que nasceram, o jovem Cláudio Palhares, criador do Adapta Rio, junto com os amigos Luiza Ourivio e João Roberto Duque Estrada, viram um potencial enorme nas pessoas através da ONG Recriando Raízes, onde tia Ilma Rocha é a idealizadora e uma líder nata que dedica sua vida a transformar a vida de pessoas.
O bairro tem o maior índice de violência da cidade do Rio de Janeiro, porém tem ganhado atenção de projetos sociais impulsionados pelo Riosolidario, juntamente com a ajuda das pessoas através das ONGs. Os brinquedos que serão entregues na praça, uma antiga cracolândia da comunidade, já vem trazendo sonho e esperança para os moradores do local. A ideia é que essa praça seja um laboratório para mostrar que as pessoas da iniciativa pública e privada devem se unir para transformar espaços.
“Nosso sonho de levar diversão para todos está mais uma vez se concretizando, e desta vez levando também a acessibilidade para todos”, conta Claudio.
O trabalho paralelo surgiu para suprir uma necessidade imediata, baseada em números reais. Dados do IBGE mostram que Rio de Janeiro é a capital da região Sudeste com maior índice de menores portadores de deficiência. No total, 7,5% dos menores existentes na cidade apresentam algum tipo de deficiência e, mesmo com este alto índice, até hoje, nenhuma adequação social havia sido realizada em espaços públicos para que as crianças sejam tratadas de forma igualitária e justa.
A primeira praça que o Adapta Rio proporcionou diversão para todos levando o parque adaptado foi a do Condomínio Pedra de Itaúna, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade, por ser um espaço que já recebe inúmeras crianças do projeto One by One, com foco justamente no auxílio a mais de mil menores de idade de baixa renda com necessidades especiais.