A Prefeitura do Rio retomou, nesta segunda-feira, o atendimento para o CadÚnico (cadastro dos programas sociais federais) em seus 47 CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), após ficar offline por causa do criminoso ataque cibernético ao Datacenter do município. O retorno foi possível após a Secretaria de Assistência Social adotar um plano de contingência para atender aos cidadãos. O horário de atendimento do CRAS é de 8h às 17h.
Como todos os equipamentos usados para as inscrições no CadÚnico ficaram inutilizados, em caráter de emergência, a Secretaria de Assistência Social alugou 200 computadores para reiniciar o atendimento aos que procuram programas federais de transferência de renda. Por causa das limitações impostas pelo número de máquinas, neste reinício, cada CRAS terá a capacidade de atender 60 pessoas diariamente.
Esse atendimento vai equivaler a 2.820 cadastramentos nos 47 centros de assistência social diariamente, que totalizará 14.100 inscrições no CadÚnico em toda a rede da SMAS, nos cinco dias da semana. Ou a 62.040 cadastros durante um mês.
Na tentativa de fornecer o melhor atendimento possível à população, apesar das consequências ainda sofridas pelo ataque hacker, excepcionalmente, oito polos especiais de cadastramento funcionarão em dois sábados (17/9 e 24/9) nas áreas de maior demanda. Os endereços desses polos serão divulgados ao longo desta semana.
No próximo sábado (10/09) não será possível realizar o cadastramento porque o sistema on-line nacional do CadÚnico estará fora do ar.
Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro