A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) realizou, na manhã desta terça-feira (11/12), uma solenidade de reconhecimento por “Excelência Operacional” para 72 guardas do Rio.
O ato de reconhecimento por “Excelência Operacional” foi criado em 2017 com o objetivo de valorizar e motivar os servidores que cumprem com eficiência seu dever na prestação de serviços aos cidadãos e à cidade.
Esta quinta edição da homenagem foi realizada na sede da instituição, em São Cristóvão, e contou com a participação do Secretário de Ordem Pública, Paulo Amendola, da Comandante da GM-Rio, Inspetora Geral Tatiana Mendes, de membros do comando e do compositor Alberto Gino, autor da “Canção da Guarda”, que também foi homenageado.
A escolha dos agraciados com o reconhecimento é feita por membros da Inspetoria Geral e da Diretoria de Operações que levam em consideração características como técnica, perícia, organização, presteza e coragem na condução de ocorrências ou cumprimento de missões. As ocorrências escolhidas para a homenagem desta edição foram por ações de auxílio à população, por atos humanitários, prisões em flagrante, roubo, furto e tráfico de drogas.
A abertura da solenidade foi feita com o discurso do Secretário de Ordem Pública, Paulo Amendola.
“A Guarda Municipal tem como uma de suas principais missões a proteção dos cidadãos e é isso que essa instituição tem feito desde sua criação, em 1993. Os guardas que estão sendo homenageados hoje, na verdade, são uma pequena mostra do que o efetivo tem feito em prol da população da nossa cidade” – afirmou o secretário Paulo Amendola.
Após a entrega dos certificados de reconhecimento por “Excelência Operacional”, a inspetora geral Tatiana agradeceu a participação dos familiares e lembrou que o exemplo dado pelos guardas na condução das ocorrências colabora para o desenvolvimento da instituição.
“Nada pode justificar a omissão ou a falta de atitude e os senhores são a prova disso, pois, com excelência, realizaram suas atribuições e sem prescindir o lado humano. É isso que a população carioca espera: poder contar com guardas que cumprem seus deveres, mas sempre com respeito ao próximo” – concluiu a comandante.
Histórias de exemplo no cumprimento do dever
A Inspetoria Geral e a Diretoria de Operações da GM-RIO pesquisaram algumas dessas histórias por trás dessas ocorrências que geraram o reconhecimento por “Excelência Operacional”.
Dentre elas, destaca-se a do guarda municipal Luiz Cláudio Nogueira Pimentel, da 3ª Inspetoria, que socorreu um policial militar baleado na manhã do dia 20 de novembro, em uma tentativa de assalto na Avenida Brasil, na altura da Cidade Alta, na Zona Norte. O guarda estava a caminho do trabalho e parou próximo ao veículo onde o policial estava. Ao receber o pedido de ajuda, Pimentel levou o policial militar em sua moto até o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, também na Zona Norte, deixando-o aos cuidados da equipe médica. O policial pediu para ser retirado do local com rapidez para evitar que os bandidos retornassem.
Entre as ocorrências operacionais, está a prisão de grupo de bate-bolas formado por 150 pessoas, entre adultos e adolescentes, durante o carnaval deste ano. O grupo foi conduzido por guardas municipais do Grupamento de Operações Especiais (GOE) para a Cidade da Polícia, na Zona Norte, após flagrante de roubo e agressão no Centro. Os acusados estavam com uma pistola 9 milímetros, dois carregadores de munição, uma granada caseira e diversos pedaços de paus.
Há ainda ocorrências onde guardas evitaram que uma pessoa cometesse suicídio, escoltaram ambulância de transporte de órgãos do Albert Schweitzer até o aeroporto Santos Dumont e ainda prestaram primeiros-socorros à vítima de crise de epilepsia.
Todos esses casos são exemplos para os demais companheiros de farda e uma honra para a corporação e seus cidadãos.