A facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) planejava implantar o terror na capital federal, com ataques ao transporte público e assassinato de agentes penitenciários em Brasília.
Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal, foram identificadas lideranças que estão baseadas em outros estados que foram responsáveis pela remessa de informações do sistema prisional de Brasília.
Para evitar os ataques, a polícia brasiliense, por intermédio da Coordenação Especial de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado, aos Crimes contra a Administração Pública e aos Crimes contra a Ordem Tributária (CECOR), deflagrou nesta sexta-feira (14), a Operação Fora do Ar, para desarticular uma célula do PCC que vinha buscando se instalar na capital federal. Nove pessoas foram presas. A ação contou com o apoio do Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional do MPDFT.
A operação objetivou o cumprimento de 16 mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão, nas regiões de Sobradinho, Samambaia, Recanto das Emas, Santa Maria, Brazlândia, Santo Antônio do Descoberto, bem como no sistema prisional do DF.
As investigações tiveram início na Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio – COORPATRI/PCDF e foram aprofundadas no âmbito da CECOR até a expedição dos mandados pela 5ª Vara Criminal de Brasília.