TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Biografia de Nunes tem lançamento concorrido no Fla Memória

Autor acredita que livro resgata o João Danado dos gols decisivos

Por Rosária Farage em 14/12/2018 às 15:11:58

Foto: Rosária Farage

Um biografia recheada de gols, dois deles comemorados até hoje, 37 anos após a conquista do mundial de clubes no Japão. Nunes, o artilheiro da decisões, livro escrito pelo jornalista e escritor Marcos Eduardo Neves, lançado ontem no espaço Fla Memória, resgata toda uma época de glórias tanto do ex-jogador e ídolo do Flamengo, quanto do próprio futebol brasileiro.


"Zico é o maior ídolo da história. Fez os dois gols na Libertadores que levaram o time a disputar o mundial. Mas foi o Nunes quem marcou dois na conquista do primeiro Campeonato Brasileiro do Flamengo e dois no título mais importante na história rubro-negra, o mundial de clubes, que também é o maior título do futebol carioca", afirmou o biógrafo.

Marcos, autor de outras nove biografias e reconhecido como biógrafo dos jogadores, escreveu livros como "Nunca houve um homem como Heleno", contando a vida de um ídolo do Botafogo, Heleno de Freitas, também a história de vida e carreira de um dos maiores camisa 10 do futebol Brasileiro, "Alex, a Biografia" e ainda "Anjo ou Demônio - a polêmica trajetória de Renato Gaúcho", entre outros ligados ao futebol.

Ao contar a história do ex-jogador Nunes, ele finalmente consegue escrever sobre um ídolo do seu time de coração e acredita que o livro veio para colocar o Nunes num patamar superior ao que muitos recordam.

"Não é só o Flamengo, ele foi o maior artilheiro da era moderna do Mineirão, ídolo supremo do Santa Cruz, numa época que o clube disputava finais em grandes campeonatos. Nunes é um ídolo nacional e deveria ser muito mais reverenciado", afirma.

Presidente eleito do Flamengo, jornalistas da época e muitos fãs na fila de autógrafos

De cinco da tarde as dez da noite, foi um longo período autografando o livro para fãs e amigos na Gávea. O presidente eleito do Flamengo, Rodolfo Landim e alguns adversários na campanha estiveram presentes. Um dos maiores escritores da atualidade, o biógrafo rubro-negro Rui Castro também foi dar um abraço no ídolo e no autor.

Deni Menezes, repórter na época áurea do futebol brasileiro e um dos maiores destaques como comentarista esportivo, acompanhou de perto a carreira do Nunes no Rio de Janeiro e adquiriu seu exemplar do livro no lançamento. Radialista aposentado, com certeza foi fonte para construção da narrativa sobre o ídolo.

"Nunes sempre foi um profissional correto e com muito interesse em fazer o melhor. Treinava e se cobrava muito. Era extremamente dedicado a camisa que vestia, tanto no Flamengo, como no Fluminense. Deixou impressão muito boa nas torcidas, pela dedicação", afirmou Deni.

Outro jornalista presente, também fã do Nunes e flamenguista saudável, Mauricio Menezes, que lançou seu primeiro livro autoral no mês passado, falou da importância da obra e do ex-jogador.

"Nunes tem uma participação imprescindível naquele time de craques. Ele era uma estrela porque fazia gols. Nunes era a cara do Flamengo. Caiu como uma luva naquele time que só tinha jogadores habilidosos. Ele era um grande matador", declarou Mauricio, usando a linguagem do futebol.

Artilheiro das decisões começa a reviver todas as conquistas

Ao lado do escritor Marcos Eduardo Neves, estava aquele que escreveu seu nome, principalmente na história do Flamengo, mas também de outros grandes clubes com seus gols decisivos. Apesar de não ter lido o livro inteiro ainda, após a publicação, João Batista Nunes de Oliveira se sente feliz por ver sua história contada e pretende sabotaram aos poucos as 320 páginas de recordações.

"Há quatro anos resolvi que queria a biografia. Quando procurei o Rui Castro, ele me indicou o Marcos Eduardo Neves, que aceitou e logo começou a fazer o roteiro do livro. Tenho uma história muito bacana que precisava ser contada", contou a nossa reportagem .

Nunes acreditava que através do livro, tanto ele quanto quem vivenciou esta época, poderão reviver seus grandes feitos no futebol, além de saber mais sobre os bastidores do esporte e das suas lutas pessoais. Aos jovens e crianças que não tiveram a oportunidade de acompanhar o João Danado, Marcos Eduardo Neves garante que conseguiu resgatar na obra o João Danado, com o mesmo vigor dos gramados.

Mas após tantas glórias e conquistas, a parte que mais emociona o biografado é o começo da carreira, quando de forma aventureira veio para o Rio de Janeiro em busca de um sonho que após muitos nãos e insistência se tornou realidade.

"Vim criança, tive formação dentro da Gávea e me tornei atleta", relatou o ex-jogador que continua frequentando diariamente a sede do clube na Gávea.

Atento a tudo que acontece nos bastidores, Nunes opinou sobre o desejo do Flamengo, entres outros, de contratar o atacante Pablo do Atlético Paranaense e aprovou a primeira medidas da nova diretoria em contratar o técnico Abel Braga.

"O pontapé inicial o Flamengo já deu. É o principal, ter o comandante para traçar os planos, ter planejamento e formar equipe. Em relação às contratações é o Abel Braga que vai passar para diretoria o que ele quer e o clube necessita. Pablo é um excelente centroavante, que sabe se movimentar, tem presença de área e mostrou que é um jogador que sabe fazer gols e definir jogadas".
POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.