Você lembra da onda de roubos de estátuas e monumentos públicos de 2019? Somente uma delas foi recuperada e restaurada, e será reinaugurada neste sábado. Trata-se da estátua O Escoteiro, um monumento muito importante para os jovens e adultos do movimento, que está em presente em quase todos os países do mundo. Ela ficará agora em frente ao Parque das Crianças, no Aterro do Flamengo, e a cerimônia de inauguração contará com a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, além de jogos escoteiros e demonstrações por toda a manhã.
Para restaurá-la foi preciso ir ao Chile e encontrar a sua “estátua-irmã”, para medições, fotos e moldes. Somente depois disso, o trabalho pode ser feito. Os escoteiros solicitaram, então, à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, a autorização para retirar a peça do depósito municipal e fazer o trabalho de recuperação. Com ela pronta, foi a vez de pedir ao IPHAN a sua mudança de local de instalação. Ela agora ficará em uma via mais movimentada e bem iluminada, dando mais segurança à obra.
A banda marcial dos Fuzileiros Navais e fará a abertura, assim como fez em 1923, quando da primeira inauguração da estátua. Grupos escoteiros também participarão da festa.
A ESTÁTUA
O roubo aconteceu no dia 23 de maio de 2019. Na época, o Centro Cultural do Movimento Escoteiro, em união com a Região Rio da União dos Escoteiros do Brasil, formaram uma corrente de mobilização pelo resgate da peça original. E deu certo! Apenas nove dias depois, ela foi recuperada abandonada entre as pedras da Marina da Glória. Muito danificada, precisou de um longo trabalho de restauração.
A Estátua ‘El Scout’ foi doada pelo Chile ao Brasil em 1923, e faz alusão à bondade das crianças, após os escoteiros brasileiros organizarem a arrecadação de R$ 1,00 por criança nas escolas, para enviar para o Chile, como forma de as crianças vítimas de um terremoto seguido de um maremoto.
Serviço:
Data: Sábado, 24 de setembro
Horário: 9h30
Local: Parque das Crianças – Aterro do Flamcengo
(em frente aos jardins do Museu da República)