Em um contexto que, para os mais fanáticos, possa lembrar um pouco a 'Batalha dos Aflitos' em 2005, o Vasco tem pela frente o rival direto Londrina na luta por uma vaga à elite do futebol brasileiro, nesta quinta-feira (2), em Sã Januário, pela trigésima segunda rodada da segundona. Diferentemente do histórico Náutico e Grêmio em que subiam apenas dois times para o Brasileirão de 2006, dessa vez são quatro os privilegiados, e tanto o cruzmaltino quanto o Tubarão estão perto também do segundo e terceiro colocados, o Imortal e o Bahia, respectivamente. A partida terá transmissão da Rádio Eu, Rio! e do Canal do YouTube do Portal Eu, Rio!
A forte pressão, que deve acontecer porque todos os ingressos foram vendidos 5 horas após o início das vendas, dessa vez é a favor do Gigante da Colina, pois hoje a batalha acontece em São Januário. Fator positivo, já que o clube carioca está invicto em casa no campeonato, com 10 vitórias em 15 jogos. Um pequeno tabu, porém, favorece o Londrina: o time do Paraná jogou duas vezes em São Cristóvão - numa delas no maior público da história do estádio - e venceu ambos os confrontos. No geral, o histórico é mais equilibrado e, na última vez que se enfrentaram, deu Vasco por 1x0 no primeiro turno da série B de 2022.
O técnico Jorginho não é o único com pensamento exclusivo do acesso do cruzmaltino a série A. O volante Yuri Lara, em entrevista coletiva, frisou que o elenco está focado, além de classificar a partida contra o Tubarão como um "jogo de seis pontos".
"Quem está no dia a dia sabe o quanto a gente trabalha, o quanto estamos focados no objetivo, às vezes as coisas não dão certo, a gente discute, briga internamente para as vitórias virem. A certeza é que a gente tem um grupo trabalhador, focado, só pensa no acesso. A gente aqui dentro não pode ter dúvida, é assim que a gente vai conseguir", disse o volante.
Vasco sem alterações
Os 11 iniciais que venceram o Náutico e foram derrotados pelo Cruzeiro nas duas rodadas passadas será o mesmo hoje. A exceção de Paulo Victor e Danilo Boza, que ganharam a titularidade mais recentemente, todos os outros, em algum momento, fizeram parte constante do time titular. Eguinaldo e Marlon Gomes se firmaram no segundo turno. Já o restante está entrosado desde o Campeonato Carioca, em que pararam na semifinal para o Flamengo.
Londrina tem duas baixas
Douglas Coutinho e Leandrinho, dois atacantes do elenco de Adilson Batista, estão suspensos e não jogam. A dúvida é de quem deve entrar como centroavante. Gabriel Santos e Matheus Lucas disputam a vaga, com o primeiro possivelmente na vaga de titular. Danilo Peu e Caprini devem fechar o trio de ataque.
FICHA TÉCNICA
VASCO X LONDRINA
Local: Estádio São Januário
Horário: 21h30
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Christian Passos Sorence (GO)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Vasco: Thiago Rodrigues; Leo Matos, Danilo Boza, Anderson Conceição e Paulo Victor; Yuri Lara, Andrey Santos e Nenê; Marlon Gomes, Eguinaldo e Raniel.
Londrina: Matheus Nogueira; Jeferson, Vilar, Saimon e Alan Ruschel; João Paulo, Mandaca e Gegê; Caprini, Danilo Peu e Gabriel Santos.