TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Prefeitura reforça alerta para vacinação contra a febre amarela

Vacina é a melhor medida de prevenção contra a doença

Por Cristina Ramos em 18/12/2018 às 18:47:40

O Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde ampliaram o público-alvo da vacinação contra a febre amarela. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio convoca quem ainda não se vacinou no município contra a febre amarela a comparecer a uma das 232 unidades da rede de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de Saúde) para se proteger contra a doença.

O Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde ampliaram o público-alvo da vacinação contra a febre amarela. Passam a fazer parte do grupo as pessoas com 60 anos ou mais, e a vacina oferecida nas unidades de saúde é com dose integral, além das que já estavam no programa, como as crianças a partir dos 9 meses e adultos com até 59 anos.

As altas temperaturas previstas para o verão, o período de férias escolares e a grande circulação de turistas na cidade, são motivos para que a Secretaria Municipal de Saúde reforce o alerta para vacinação.

Somente neste ano, 1,5 milhão de doses da vacina foram aplicadas na cidade do Rio. Somando-se à população imunizada nos anos anteriores, já são 4,6 milhões de pessoas protegidas contra a doença, o que dá uma cobertura de 86% da população alvo da vacina - pessoas de nove meses a 59 anos de idade.

A vacina da febre amarela é feita com vírus vivo e tem contraindicações importantes para bebês até oito meses e pessoas que tenham quadro de imunodeficiência por doença ou tratamento. Também há restrições para as pessoas com alergia grave ao ovo.

O último surto de febre amarela na região Sudeste do Brasil, entre 2017 e 2018, foi do tipo silvestre da doença, causado pelo mosquito Haemagogus, comum em áreas de mata.

Prevenção

A transmissão urbana da febre amarela ocorre através da picada do mosquito Aedes aegypti. Para se evitar a doença, a Fiocruz orienta, que a melhor maneira é disseminar o mosquito.

Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como caixas d'água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se na água, se tornarão novos mosquitos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados.

Para eliminar o mosquito adulto devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela, especialmente, para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.