TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Um delicado obstáculo na vida da mulher

Impacto acontece principalmente no ato da amamentação dos bebês

Por Cristina Ramos em 18/12/2018 às 20:10:00

Foto: Pixabay

"Muito mais do que uma questão estética, quando invertidos, os mamilos tendem a ser um delicado obstáculo na vida da mulher, principalmente, durante o processo de amamentação", afirma o médico Cláudio Lemos, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

De acordo com Dr.Cláudio, o bico do peito fica invertido porque há um encurtamento dos ductos lactíferos, ou seja, dos canais responsáveis pelo transporte do leite materno. Porém, a principal causa é uma má formação congênita, que surge ao nascer ou ainda no período de gestação, e acompanha a pessoa ao longo de sua vida. "Apesar de ser algo raro, o mamilo invertido também pode decorrer de algum processo inflamatório, comum em diabéticos e tabagistas, e até câncer de mama, dependendo da localização do nódulo", relata o médico.

Em primeiro lugar, vamos conhecer bem cada parte dos seios, pois muita gente tem dúvida sobre o que é mamilo e, às vezes, até confunde com a aréola. Mamilo é o bico do peito e, ao redor dele, há uma pequena área circular chamada aréola. Segundo o Dr. Cláudio Lemos, chamamos de mamilo invertido, quando o bico do peito não difere muito em relação à aréola, além de não se projetar facilmente para fora quando estimulado.

Mamilos invertidos têm solução?

Embora pareça algo difícil de ser resolvido, tem solução, explica o médico. Os mamilos invertidos podem ser facilmente corrigidos em poucos minutos. As técnicas tradicionalmente utilizadas para fazer esta correção implicavam com a função da amamentação. Hoje em dia, com o desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas, como a utilização de enxerto de gordura e ácido hialurônico de alta reticulação, é possível fazer a referida correção dos mamilos invertidos sem interferir com esse aspecto.

O cirurgião plástico Cláudio Lemos explica que "a cirurgia para corrigir o bico do seio invertido é feita em ambiente ambulatorial ou hospitalar e com anestesia local".

De acordo com o Ministério da Saúde "mamar no peito, desde o nascimento, faz seu bebê crescer forte e saudável e ajuda os dentes a nascerem na posição correta. A amamentação é vínculo de afeto, nutrição e a intervenção mais econômica para redução da mortalidade infantil. A recomendação internacional de duraçãodo aleitamento materno é de dois anos oumais, sendo exclusivo, até os seis meses de idade".

Para esclarecimento, além de existirem diversos tipos de seios, há também diferentes tipos de aréolas e mamilos - normal ou protruso (bico proeminente, levemente projetado e endurece facilmente com pequenos estímulos ou baixas temperaturas); plano (não fica nem para fora, nem para dentro, permanece no mesmo nível da aréola e exige estímulos moderados para se sobressair); e invertido (voltado para dentro e, em alguns casos, mesmo com estímulos mais intensos, permanecem retraídos).

Lemos explica, que muitas mulheres ficam constrangidas por julgarem seu bico do peito grande demais e isso gera um desconforto, pois mesmo com o uso de sutiã, os mamilos grandes ficam aparentes e chamam atenção. "Algumas mulheres acabam usando esparadrapo ou band-aid para pressioná-los, tornando-os menos evidentes", explica o médico. Para resolver esta situação, é possível realizar uma cirurgia de redução de mamilo, que não interfere na capacidade de amamentar ou na sensibilidade da região. Esse procedimento é chamado de mamiloplastia.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.