TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Ponte na Barra da Tijuca tem fissura e apresenta risco de acidentes aos motoristas

Ela fica em frente ao Parque dos Atletas, e no primeiro semestre deste ano causou dois acidentes sem vítimas fatais

Por Anderson Madeira em 25/10/2022 às 20:57:33

A ponte serve de ligação entre as lagoas de Camorim e de Jacarepaguá. Foto: Divulgação

Uma ponte que fica na Avenida Salvador Allende, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, está com uma grande fissura e apresenta risco de acidente aos motoristas que trafegam pela via. Ela fica em frente ao Parque dos Atletas, e no primeiro semestre deste ano causou dois acidentes sem vítimas fatais. A ponte serve de ligação entre as lagoas de Camorim e de Jacarepaguá.

“Existe risco de acidentes diante da grande fissura deste tabuleiro da ponte, no trecho em frente do Parque dos Atletas e entre as Lagoas do Camorim e de Jacarepaguá, apresentando grande risco de acidentes e até estrutural para quem transita na via, sendo necessária intervenção urgente para reparos de sua estrutura de forma urgente”, conta o administrador Anderson Coutinho, que trafega pela via.

“A Defesa Civil esteve em julho no local e solicitou urgentes providencias junto da Secretaria Municipal de Infraestrutura, sendo que, a Infraestrutura respondeu que já foi feita vistoria e, que trata-se de junta de dilatação longitudinal e a gerência de obra e monitoramento já está fazendo orçamento (desde Julho)”, conta Anderson.

Eis um trecho do relatório da Defesa Civil, sobre vistoria feita em 2 de julho pela gerência de Engenharia da Subsecretaria de Defesa Civil.

"Trata-se de tabuleiro de ponte, de cerca de 12m de comprimento, que está localizado em trecho de pista central de duas faixas da Avenida Salvador Allende no sentido Barra da Tijuca entre o Parque dos Atletas e o Riocentro. No ato da vistoria técnica noturna, nota-se a deterioração de junta de dilatação longitudinal da pista de rolamento de veículo automotor e rachaduras transversais perto das cabeceiras. Não se notam sinais que indiquem risco instantâneo de desabamento da ponte. Entretanto, há necessidade de averiguação da junta de dilatação e das rachaduras citadas.”.

Na época, a Defesa Civil pediu o acionamento da Coordenadoria Geral de Engenharia e Conservação por intermédio do Centro de Operações Rio para a análise com brevidade da ponte inspecionada. A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET - RIO) esteve no local.

Foi pedida à Coordenadoria Geral de Engenharia e Conservação, no tocante à análise da necessidade de obras de conservação da superestrutura, da mesoestrutura, da infraestrutura da ponte assim como tudo que seja fundamental para a manutenção de sua estabilidade. A vistoria foi realizada pelo engenheiro Carlos Henrique de Aguiar Segond.

Desde então, o problema persiste. “Ela continua com os riscos estruturais”, afirma Anderson.

Procurada, a Secretaria Municipal de Infraestrutura informou vai dar início à atuação na próxima semana com as devidas providências na ponte da Avenida Salvador Allende.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.