O Exame Naciinal do Ensino Médio (ENEM) será realizado amanhã (12) em todo o país. O futuro dos filhos é a maior das preocupações dos pais e, por isso, a lista com a performance das instituições de ensino no Enem funciona como um mapa da mina das que irão melhor prepará-los para conquistar uma vaga em uma universidade renomada.
Segundo o Ministério da Educação, cerca de 4,3 milhões de estudantes do Brasil se inscreveram para a prova em 2020, um ano no qual as escolas enfrentaram o desafio de lecionar durante uma das maiores pandemias que a humanidade enfrentou: a COVID-19. Diante deste cenário, a listagem das instituições de ensino com melhor desempenho no Enem vai para além de pontuar a excelência na metodologia de ensino: ela aponta cases de sucesso em novas práticas pedagógicas.
No Estado do Rio de Janeiro, em especial, houve uma série de trocas de posições, incluindo instituições de ensino que saltaram mais de 140 posições, o que pode ser analisado, caso a caso, no documento abaixo com as melhores escolas do Estado do Rio de Janeiro, comparando os resultados de 2019 e 2020.
"Os resultados desta edição do exame nacional demonstraram o abismo que se criou com o advento da pandemia. Contudo, uma linha bem clara foi traçada a partir dos resultados de 2020: o primeiro foi a diferenciação dos colégios em três grandes categorias: a primeira - e majoritária - foi a demonstração da incapacidade do ensino público de estabelecer critérios mínimos de escolarização para a maior parcela da população atendida neste período crítico. Na sequência, os dados demonstram uma grande diferença entre as escolas particulares, que mantiveram uma estabilidade decrescente quanto à demonstração dos resultados. No entanto, há de se observar que algumas instituições cresceram neste ENEM atípico, que demonstrou as dificuldades para a educação remota no país", revelou uma fonte do Ministério da Educação.