TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Seminário constata que pandemia acentuou exclusão de pessoas vulneráveis na educação

Crise de saúde também ampliou a desmotivação dos estudantes, aprofundou as desigualdades sociais e agravou a evasão escolar

Por Portal Eu, Rio! em 14/11/2022 às 11:07:00

Foto: Agência Brasil

Foi realizado no hotel Atlântico Prime, no Centro do Rio, o seminário “Educação de jovens e adultos em debate: Reflexões e possibilidades frente à juvenilização”, idealizado pelo Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), em parceria técnica com o YouthBuild Internacional.

O tema do seminário girou em torno do ingresso de pessoas cada vez mais jovens, entre 15 e 17 anos, na modalidade de ensino EJA (Educação de Jovens e Adultos). Após o trabalho de investigação e pesquisa acerca da realidade educacional brasileira, feito pelo Cedaps desde 2020, foi constatado que a crise gerada durante a pandemia acentuou ainda mais o cenário de exclusão de pessoas mais vulneráveis, ampliou a desmotivação dos estudantes, aprofundou as desigualdades sociais e agravou a evasão escolar.

O evento reuniu representantes de Unicef, Firjan, Porvir, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e do Instituto Unibanco, convidados da sociedade civil e conselhos de direito, a vereadora Thais Ferreira, além de jovens integrantes da Rede do Programa Jovens Construtores – iniciativa do Cedaps.

No encontro, foram discutidos pontos, como investimentos na EJA; permanência e qualidade do ensino; qualificação profissional em atendimento à meta 10 do PNE (programa nacional de educação) – que pode contar com a contribuição do Cedaps – e a importância de agilizar as ações, pois estamos perdendo nossos jovens, conforme apontado nos registros de evasão escolar.

Além disso, aconteceram alguns intercâmbios institucionais, que, segundo Melissa Abla, coordenadora da Frente de Juventude e Programa Jovens Construtores, do Cedaps, podem ser potentes para alcançar os objetivos debatidos no seminário.

“O evento foi maravilhoso! Chamamos esse intercâmbio de Tinder institucional, um lugar onde as instituições se colocaram à disposição para trocar experiências, entregar o que elas têm de ativo, coisas que possam interessar a outras. Um exemplo foi quando a Firjan informou sobre as vagas abertas para cursos e que poderia conectar com a gerência de jovens e adultos na Secretaria de Educação. Que venham outros eventos semelhantes para que possamos sempre manter contato com empresas e organizações!”, explica Melissa.


Foto: Divulgação/Bel Junqueira

Sobre o Programa Jovens Construtores

É uma tecnologia social voltada à formação de jovens, originalmente concebida pela organização YouthBuild e implementada no Brasil pelo Cedaps – Centro de Promoção da Saúde, com assessoria do YouthBuild International.

A missão de Jovens Construtores é contribuir para o crescimento pessoal e profissional de jovens moradores de favelas e periferias, associada à mobilização e ao desenvolvimento de famílias, organizações e comunidades.

Sobre o Cedaps

O Centro de Promoção e Saúde (Cedaps) promove a plena participação de comunidades populares nos processos de desenvolvimento e o aprimoramento de políticas públicas que atuam nesses territórios, contribuindo para a promoção da saúde, a garantia de direitos e a equidade.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.