TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Com golaço de Zico, Jogo das Estrelas leva 50 mil pessoas ao Maracanã

Renato Gaúcho, vaiado pela torcida, e Adriano Imperador foram os destaques negativos

Por Portal Eu, Rio! em 28/12/2018 às 12:11:54

Zico dá um toque por cima de Lomba e faz seu primeiro gol. O segundo, um golaço (Foto: Fábio Gonçalves)

A decima quinta edição do Jogo das Estrelas, o Zico All Star Game, realizado anualmente em dezembro no Maracanã, teve momentos inesquecíveis para os mais de 50 mil presentes ao estadio. O evento teve inicio com uma partida entre artistas e um show da rapper australiana Iggy Azalea, que teve uma das dançarinas retirada do palco apos passar mal.  O time vermelho, comandado por Zico, venceu o time branco, que teve Gabigol, pretendido pelo Flamengo, no ataque, por 7 a 5. O Galinho de Quintino, mostrando a velha habilidade, foi o artilheiro da noite ao marcar dois belos gols. Paqueta também deixou dois tentos nas redes adversarias antes de viajar para Milão, na Itália, onde jogara no Milan.

Destaques da partida

A torcida, maioria rubro-negra, nao perdoou a negativa do hoje técnico Renato Gaúcho, em treinar o Flamengo. Sempre que tocava na bola, o treinador do Grêmio era vaiado. Outro a decepcionar foi Adriano, que chegou a cair atabalhoadamente ao tentar um gol de letra. O ex-atacante, no intervalo da partida, recusou uma camisa de um veiculo de comunicação cedida aos jogadores que perdem os chamados 'gols feitos'. O 'Imperador', que não descartou a volta ao futebol, foi ovacionado pelo torcedor no Maracanã.

Logo no inicio da partida, um pênalti a favor do time branco deixou duvidas. O arbitro Péricles Bassols colocou a bola na marca de cal, mas avisado por alguns jogadores, foi  verificar a jogada numa câmera de TV para tirar a duvida do lance, simulando o VAR. Djalminha bateu a penalidade máxima e Julio Cesar, que jogou o primeiro tempo e foi um dos destaques do jogo, defendeu. 

Também no intervalo, Junior, hoje comentarista de uma emissora de TV, pegou um banquinho e ficou a beira do gramado comentando os lances e entrevistando os atletas que saiam de campo para o canal em que trabalha, uma novidade da festa do futebol. O ex-jogador disse a imprensa, ao sair de campo, que seria seu ultimo Jogo das Estrelas, pois 'a artrose não o deixava mais jogar'.

Dos jogadores em atividade, Vinicius Junior e Gabigol fizeram um gol cada, deixando suas marcas de artilheiro. O jogador do Real Madri, recém-campeão mundial, tentou algumas jogadas de efeito, quase todas sem sucesso. Ja o camisa 10 do Santos, artilheiro do Brasileirão-2018, recebeu lançamentos magistrais dos craques de branco, mas colocou-se em impedimento em muitas jogadas.

O craque do jogo foi Clarence Seedorf, ex-Botafogo, hoje técnico da seleção de Camarões. Jogando de cabeça erguida e com a conhecida habilidade com a bola, o ex-craque da seleção da Holanda deixou os companheiros livres para tentar o gol. No final da partida, ainda teve tempo de anotar um golaço com um forte chute de primeira.

Fora de campo, as homenagens ao ex-zagueiro do Flamengo Rondinelli pelo 40 anos do gol do titulo carioca de 1978, e ao goleiro Julio Cesar por sua carreira no futebol, ambas com lances mostrados nos telões do estadio, emocionaram o publico. 

O jogo

A formação inicial do time vermelho teve Júlio César, Ronaldo Angelim, Aldair, Mozer e Júnior; Lucas Paquetá, Kaká, Petkovic e Zico; Vinicius Júnior e Adriano. Já a equipe branca contou inicialmente com Carlos Germano, Jorginho, Márcio Santos, Emílson Cribari e Juan Pablo Sorín; Maicon, Clarence Seedorf e Djalminha; Renato Gaúcho, Gabigol e Cláudio Adão.

No primeiro tempo, os brancos abriram o placar com um gol contra de Mozer. Lucas Paquetá empatou deslocando o goleiro Carlos Germano. Pouco depois, Gabigol recolocou os brancos em vantagem. A virada rubra aconteceu com um gol contra de Emílson Cribari e outro tento de talento de Vinicius Júnior, que foi comemorar nos bracos da torcida, revivendo os tempos de Flamengo. 

Na volta para o segundo tempo, o ritmo da partida, com muitos veteranos e ex-jogadores, caiu. Tanto que só voltou a acontecer um gol aos 30 minutos. Após jogada de Seedorf, Alcindo, de cabeça, igualou o placar. A partir daí brilhou a estrela do dono da festa. Zico deslocou o goleiro Marcelo Lomba após jogada com participação de Paquetá. O 'Galinho de Quintino' deixou o gol mais bonito para o final, dando um belo toque encobrindo o goleiro.

Alex Dias ainda descontou para os brancos. Porém, nos acréscimos, o garoto Filipe Coimbra, neto de Zico, deixou a sua marca. Ainda teve tempo para Seedorf fazer mais um para os brancos com um chute de primeira e para Lucas Paquetá fechar o marcador para os vermelhos. O jogador, de partida para o Milan, também foi comemorar junto ao torcedor.

O que falaram os craques?

'O faro de artilheiro a gente não esquece, mas o importante e o auxilio a entidades carentes. Começamos isso ha 15 anos no CFZ e temos o recorde de publico em jogos beneficentes, com 72 mil pessoas em uma das edições no Maracanã. O evento começou a tomar corpo ja no segundo Jogo das Estrelas, com participação do Maradona. (Zico)

"É muito gratificante voltar ao Maracanã e ver a festa desta torcida maravilhosa do Flamengo". (Adriano Imperador)

'Receber uma homenagem do Zico e poder rever lances da minha carreira no telão do Maracana foram momentos gratificantes. Passa um filme na cabeça. Falei com o Gabigol nos bastidores para vir pro Flamengo! (Julio Cesar)

'Muito legal jogar com essas feras, como o Zico, que não vi jogar, e o Seedorf, que acompanhei o final da carreira' (Vinicius Junior)

'Quero ser feliz, poder jogar futebol tranquilamente e ter sequencia na carreira. Sobre a partida, jogar ao lado de craques fica fácil. E muito bom receber este carinho da torcida, pois nunca tinha participado do Jogo das Estrelas. Foi muito emocionante jogar no Maracanã com a torcida gritando meu nome.' (Gabigol)

'Ser chamado pelo Zico para participar desta festa é uma convocação. E um prazer estar aqui mais uma vez. Sobre as vaias, o torcedor tem direito a tudo.' (Renato Gaucho)

''Espero que o próximo ano seja somente de conquistas, pois o futebol tem espaço somente para os vencedores.' (Maicon)

'Joguei de lateral, mas somente de estar ao lado de ídolos como Zico, Adriano e Kaka no Maracanã já recompensa. Foi um dia muito especial na minha vida, onde demos alegria a torcida e ajudamos quem precisa. E uma sensação unica, uma felicidade que não tem como explicar. Cresci vendo videos do Zico e hoje pude jogar ao lado dele. Agora quero fazer a alegria do Milan e me ambientar ao novo clube' (Lucas Paqueta)

'Fico feliz de estar de volta ao Maracanã, onde conquistamos a Copa do Brasil de 2013 pelo Flamengo. Todos foram protagonistas naquela equipe e o carinho da torcida naquela época ficou guardado na minha memoria. E bom estar ajudando pessoas, pois sei como e, já que também tenho um projeto social. Zico e um ícone do futebol e temos de prestigiar sua festa.' (Elias)

'Estou me recuperando bem da lesão. Meu contrato vai ate abril. Aconselho sempre Léo Duarte, pois subir da base e sempre difícil, mas foi um ano em que ele se afirmou na equipe. Com relação ao jogo, e muito bom sempre prestigiar o Zico' (Juan)

'Atualmente sou treinador de goleiros do Vasco e os atletas podem contar com a experiencia de um goleiro de Copa do Mundo. A festa aqui e sempre muito boa, com muitos amigos de longa data.' (Carlos Germano)

''Sobre o jogo, estar próximo do Zico ja e um momento especial. Estou com 40 anos e ainda não quero falar de aposentadoria, pois espero jogar mais uns dois anos. Um convite de um clube gigante como o Flamengo para encerrar a carreira seria especial" (Leo Moura)

'Joguei com Zico no Japão e la ele uma lenda, pois praticamente ensinou as técnicas do futebol aos jogadores daquele pais. Espero que o futebol japonês continue crescendo, pois tenho gratidão por aquela nação. (Carlos Alberto Santos)

'Participei das quinze edições do Jogo das Estrelas e o Maracana esta cada vez maior! O grande objetivo da festa e a ajuda as instituições carentes  e isso tem sido cumprido ao longo desse tempo. A integração com essa molecada e muito legal, vimos hoje no jogo três gerações de jogadores. Foi minha despedida do gramado do Maracanã jogando. Casei ha 34 anos com a Heloisa e agora casei com a tal de artrose, que não tem jeito!' (Junior)

'Vamos tentar fazer uma grande Libertadores pelo Flamengo em 2019. Joguei com o Gabigol hoje e, se ele vier para o clube, vai nos ajudar bastante. (Everton Ribeiro)

'Comecei a carreira no clube do Zico, o CFZ. E sempre importante prestigiar o evento e fazer o bem.' (Marcelo Lomba)

'Vinicius Junior não devera ter uma pressão da torcida do Real Madri, mas devera se adequar na parte física e tática ao clube. E um novo estilo de vida, uma nova cidade, um processo natural. Jogar no Maracanã e sempre especial. Ter jogado aqui com a torcida do Flamengo a favor gritando seu nome e inesquecível. Bate uma nostalgia grande, isso faz parte da minha vida, pois mexe com a emoção de muita gente, principalmente falando de uma torcida fanática como a do Flamengo' (Sávio)

'Ainda lembram daquele gol do Neymar que ganhou o Premio Puskas de gol mais bonito do ano. Eu participei do lance, podia ter parado a jogada, mas não fiz isso, pois havia o risco de expulsão. Sobre o Jogo das Estrelas, e sempre bom voltar ao Maracanã, onde fiz o gol do titulo da conquista do ultimo campeonato brasileiro do Flamengo.' (Ronaldo Angelim)
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.