Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Flip 2022

Editora Vermelho Marinho lança cordel inédito de Júlia Lopes de Almeida

Vida da escritora, única mulher entre os idealizadores da Academia Brasileira de Letras, será contada por meio deste gênero literário popular


Júlia Lopes de Almeida. Foto: Divulgação/Arquivo Nacional

A FLIP 2022 - Festa Literária Internacional de Paraty -, após dois anos de evento online, finalmente volta para sua edição presencial, até domingo (27), em Paraty. Uma das grandes novidades nesta edição é o lançamento de um cordel sobre a vida da escritora e abolicionista Júlia Lopes de Almeida

A Editora Vermelho Marinho é a responsável por trazer a novidade em um dos eventos mais importantes da literatura brasileira. De acordo com Tomaz Adour, editor-chefe e um dos idealizadores da série de homenagens aos 160 anos de Júlia Lopes de Almeida feitas ao longo deste ano, o objetivo é reconhecer a importância da autora em relação à literatura por meio de diversos formatos. “Ela defendia o empoderamento feminino, mas também equilibrava, de certo modo, seus deveres junto à família e sociedade. Seus posicionamentos eram modernos para a época, por isso suas obras têm muita sintonia com os dias atuais”.

O livro mostra, em novo formato, como foi a vida da Julia também apresentando algumas obras da autora publicadas “Temos a intenção de contar sua história e a importância de suas obras, com esse novo projeto, conseguimos reproduzir tudo o que ela representa, mas por uma nova abordagem." finaliza Tomaz.

No dia do lançamento do Cordel Um (Com) Pássaro Adiante, estará presente o neto da Júlia, Cláudio Lopes de Almeida. Também haverá uma mesa sobre a nova obra com Beth Araújo (atriz e arte educadora) e Cintia Barreto (autora), com mediação de Susana Maria Fernandes (mestre em literatura brasileira) e apresentação do ator e cordelista Edmilson Santini nesta sexta-feira (25), às 17h30.

Campanha #PorJulia

A campanha #PorJulia foi criada com o intuito de fazer justiça à escritora e tem ganhado força na internet para não deixar em esquecimento a biografia da autora, que sempre foi considerada à frente do seu tempo por lançar obras que faziam parte dos problemas enfrentados pela sociedade brasileira à época, como o feminismo, direitos civis e até o abolicionismo.

“Mulheres da sociedade atual estão começando a descobrir que Júlia teve um importante papel progressista, especialmente em relação à educação feminina e às transformações do papel da mulher burguesa em um período em que pouco se falava a respeito e ia contra o patriarcado”, revela Fernanda Emediato, coordenadora do Projeto Julia 160, encabeçado pela Editora Vermelho Marinho.

Crowdfunding

Dando continuidade à homenagem aos 160 anos de Júlia Lopes de Almeida, a Editora Vermelho Marinho criou uma campanha, via crowdfunding, para lançar um box que inclui também um livreto com obras inéditas da escritora.

Sobre a Editora Vermelho Marinho

Fundada em 2010, no Rio de Janeiro, por Tomaz Adour, a Editora Vermelho Marinho tem como especialidade lançar obras clássicas, acadêmicas e de divulgação científica, além de dar destaque a autores nacional. É idealizadora do selo “O Melhor de Cada Tempo”, que visa publicar obras em domínio público que foram grandes sucessos em sua época, e que não têm edições brasileiras atuais, ou nunca tiveram. Além dos 1.200 títulos clássicos prontos para serem lançados, a editora ainda tem mais de 10 mil volumes de livros esquecidos que estão sendo atualizados com o novo acordo ortográfico para serem publicados nos próximos anos.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!