As já poluídas praias do Flamengo e Botafogo ficaram ainda mais sujas. Isso porque um grande volume de esgoto transbordou essa semana da Estação de Tratamento e Galeria de Cintura do Rio Carioca, localizado no Parque do Aterro do Flamengo, em direção às praias do Flamengo e Botafogo. A denúncia é do Movimento Baía Viva.
“Nós encaminhamos o fato para vários órgãos públicos. O presidente do Inea, Felipe Campello, disse que faria uma vistoria técnica durante a semana, mas não tivemos retorno disso”, conta o ambientalista Sérgio Ricardo, cofundador do Baía Viva. “Vazar esgotos não tratados em corpos hídricos e praias é crime ambiental tipificado pela Lei Federal nº 9605/1997”, completa.
De acordo com ele, o esgoto está transbordando próximo à antiga churrascaria Porcão, na divisa das praias do Flamengo com Botafogo.
Procurado, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que, conforme pode ser verificado nas imagens, o Rio Carioca sofreu um aumento do seu volume de água devido à forte chuva que atingiu a cidade na última segunda-feira (28) Devido a isso, o rio - que atualmente é desviado para o emissário submarino de Ipanema - acabou desaguando na Praia do Flamengo.
Na última quarta-feira (30), de acordo com o órgão, técnicos da pasta ambiental vistoriaram o Rio Carioca e a Praia do Flamengo e observaram que a água presente no trecho entre a Unidade de Tratamento de Rio (UTR) e a Praia do Flamengo é oriunda do movimento da maré.
O Inea ressaltou que monitora a Praia do Flamengo duas vezes por semana e os resultados são divulgados no portal do órgão ambiental estadual: www.inea.rj.gov.br
O boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (02) não recomenda o banho na Praia do Flamengo.