TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Profissional dá dicas sobre métodos para prevenção e redução de risco de lesões

Alex Telles e Gabriel Jesus, da Seleção Brasileira de futebol, foram afastados da Copa do Mundo por lesões

Por Portal Eu, Rio! em 05/12/2022 às 10:20:21

Neymar faz Crioterapia, um dos métodos utilizados na Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo. Foto: Reprodução Instagram Neymar

Esta semana, os jogadores Alex Telles e Gabriel Jesus, que atuam na Seleção Brasileira de futebol, foram afastados da Copa do Mundo por problemas relacionados a lesões na região do tornozelo e também do joelho. Problemas físicos podem acarretar sérias consequências na carreira profissional dos atletas.

Mateus Xavier, especialista na preparação física de atletas de futebol, explica que as lesões não têm como ser evitadas e que todos estão sujeitas a passar por este tipo de problema. Porém, quando aplicados métodos personalizados, as chances podem ser reduzidas. "Para lesões microtraumáticas, ocasionadas pela realização de movimentos repetitivos, é indicado a aplicação de métodos validados pela ciência, como por exemplo, a termografia (aparelho de calor), que demonstra as regiões mais propensas de lesão de cada atleta, ou uma estratégia mais simples e acessível, como o PSE”, explica.

Alimentação equilibrada

A boa alimentação é uma das questões que devem ser tratadas de maneira cuidadosa, com o acompanhamento de um nutricionista especializado. “Referente a contraturas musculares, que geralmente ocorrem em razão das alterações iónicas, deficit de hidratação e má alimentação dos atletas, é necessário que haja o acompanhamento de um nutricionista desportivo que planeje e gere um plano alimentar de cada jogador, focado no dia a dia e objetivo”, acrescenta Mateus.

"Quando ocorre este tipo de lesão, o mais indicado é o treino de força, reduzindo os níveis de déficit muscular de um membro ou músculo em relação ao outro, trabalhando com exercícios unilaterais, focando em um membro por vez e permitindo que haja equilíbrio nos níveis de força daquele indivíduo", ressalta o especialista.

Estratégias

Com o alto número de jogos da Copa do Mundo num intervalo curto de tempo, o índice de problemas tende a aumentar, sendo necessária a elaboração de estratégias bem delineadas que condizem com a realidade e capacidade técnica de cada um. "Para a recuperação entre sessões de treinamento e jogos, é necessário informar e educar os atletas sobre alguns pilares: sono, descanso, alimentação, hidratação e utilização de métodos ativos e passivos necessários, como crioterapia (banho de gelo). Também há outros métodos, como o treino de força dos membros superiores com baixa intensidade, estímulo aeróbico de baixa intensidade e rolo de massagem", finaliza o profissional.







POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.