De olho na vaga às semifinais da Copa do Mundo de 2022, no Qatar, França e Inglaterra se enfrentam neste sábado (10), às 16h, no Estádio Al Bayt. A partida traz duas das tradicionais seleções que já levantaram o caneco desde 1930: os ingleses são os que inventaram o futebol, mas só tem uma copa, a de 66 e estão em busca da tão sonhada segunda conquista. Os franceses, por sua vez, querem se consagrar tricampeões e de quebra fazer um feito que só Brasil e Itália conseguiram: a de ser campeão em duas edições seguidas de Copa.
De inédito, nenhuma das duas equipes considera uma semifinal - ou eventualmente uma final - algo novo, porque já foram vencedores dessa competição. O ineditismo se dá mesmo justamente pelas duas seleções nunca se enfrentarem em partidas oficiais que não sejam as de base. No sub-21, foram 7 jogos, com os Les Bleus se saindo vendedores em 3 e os britânicos 'faturando' dois jogos. O curioso é que no último embate da base, sete jogadores (da França e da Inglaterra, juntos) que estão nessa Copa estavam na partida. São eles: Foden, Mount e Maddison (ING); Upamecano, Thuram, Guendouzi e Konaté (FRA).
Southgate deve deixar astro inglês no banco
O atacante Sterlingstá de volta após deixar a concentração nessa semana pelo fato da casa dele ter sido assaltada. Ele retornou bem próximo do dia do jogo, mas deve começar no banco. Foden é o cotado para começar na vaga.
França preocupada com os cartões amarelos
Se de um lado as lesões não fazem mais parte da preocupação do técnico Deschamps, do outro, são os cartões os 'pesadelos' atuais do comandante. Tchouaméni e Koundé, dois titulares do time, estão pendurados e podem ficar de fora de uma eventual semifinal caso tomem mais um cartão no confronto de hoje.
FICHA TÉCNICA
INGLATERRA X FRANÇA
Local: Estádio Al Bayt
Horário: 16h. no horário de Brasília
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Brasil)
Auxiliares: Bruno Boschilia (Brasil) e Bruno Pires (Brasil)
VAR: Nicolás Gallo (Colômbia)
Inglaterra: Pickford; Walker, Maguire, Stones e Shaw; Bellingham, Rice e Henderson; Foden, Saka e Harry Kane.
França: Lloris; Koundé, Varane, Upamecano e Theo Hernández; Tchouaméni, Rabiot e Griezmann; Dembélé, Giroud e Mbappé.